O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica

Ano: 2014 | Volume: 1 | Número: 22
Autores: Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Heitor Martins Oliveira
Autor Correspondente: Juliano Casimiro de Camargo Sampaio | [email protected]

Palavras-chave: Composição Poética Cênica; criação corpovocal; construção de conhecimento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo apresenta uma discussão do processo de criação do espetáculo teatral “Ninguém matou Suhura”, inspirado na obra literária homônima da escritora moçambicana Lilia Momplè. As reflexões teóricas sobre este processo foram balizadas nos trabalhos de Boesch (1991); Laban (1978); Merleau-Ponty (2011; 2012; 2013) e Tragtemberg (1999). Esta pesquisa teórico-empírica levou-nos a compreender a composição poética (corpo-sonora) cênica como um processo colaborativo que opera o campo estético a partir de qualidades de movimentos corporais e vocais e elabora nexos teatrais fundados em texturas imagético-sonoras polifônicas. As experimentações que resultaram desse processo fazem emergir processos de construção pessoal de conhecimento, que potencializam novas dinâmicas de criação pessoal e coletiva.