Dança diaspórica: (des)ocupações como elementos de interação

Revista Nupeart

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ISSN: 2358-0925
Editor Chefe: André Carreira
Início Publicação: 01/09/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Dança diaspórica: (des)ocupações como elementos de interação

Ano: 2019 | Volume: 22 | Número: 2
Autores: João Vítor Ferreira Nunes, Sandra Meyer Nunes
Autor Correspondente: João Vítor Ferreira Nunes | [email protected]

Palavras-chave: criação e(m) dança, experiência diaspórica, ritos de passagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Trata-se, esse material, de um relato de vivência que ocorreu no ano de 2018, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, no 50º Festival de Inverno promovido pela UFMG, com a artista, pesquisadora e pedagoga em Dança, Dudude Herrmann (MG). O objetivo central da interlocutora é relatar o processo artístico vivenciado, da desocupação e ocupações de espaços urbanos como potência criativa em dança e a intersecção entre a mencionada linguagem com a Música. Faz-se mister apontar que ocupar territórios com arte é também um ato político, sobretudo, quando as composições artísticas ocorrem em coralidade. Para tanto, a artista-pesquisadora abarca enquanto teoria o conceito do sujeito da experiência (LARROSA, 2017) e dos ritos de passagem (GENNEP, 2011), para justificar as costuras nas práticas artísticas vivenciadas.



Resumo Inglês:

This  work  addresses  a  report  of  an  experience  lived  in  2018  in the 50th Winter Festival of the Federal University of Minas Gerais  (UFMG)  in  Belo  Horizonte,  a  city  in  the  state  of  Minas  Gerais,  Brazil.  The  festival  was  promoted  by  the  UFMG  and  counted with the artist, researcher and pedagogue in Dance, Dudude  Herrmann.  The  main  goal  of  the  interlocutor  is  to  relate  the  artistic  process  experienced  by  herself  about  the  use  and  disuse  of  urban  spaces  as  creative  power  of  dance  and  the  intersection  between  Dance  and  Music.  Therefore,  pointing  at  the  fact  that  the  occupation  of  territories  by  art  is  also  a  political  act  is  an  essential  action,  especially  when  the artistic compositions occurs in chorality. For this purpose, the  artist-researcher  embraces  as  theory  the  concept  of  the  subject of experience (LARROSA, 2017) and the rites of passage (GENNEP, 2011), in order to justify the threads of the experi-enced artistic practices.