EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Revista 2020 (março)

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ISSN: 2596-3309
Editor Chefe: Dra. Adriana Alves Farias
Início Publicação: 08/11/2022
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Educação

EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: CAMILA PALHARES OLIVEIRA
Autor Correspondente: CAMILA PALHARES OLIVEIRA | [email protected]

Palavras-chave: Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Arte; Educação Infantil; Práticas Educativas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo teve como foco principal, analisar o ensino de Arte na primeira infância. As artes possibilitam conduzir as crianças a conhecerem suas limitações, dificuldades trazendo possibilidades de conhecer suas reais potencialidades. Dialogando com autores como Vygotsky, Doria, Iavelberg, Ausubel e com os documentos ministeriais: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantis (BRASIL, 1998) e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (BRASIL, 2010), aponta-se aqui a relevância do trabalho significativo com artes na Educação Infantil. O objetivo é compreender a relevância da Arte no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil e apresentar relato de experiência em Arte na Educação Infantil. A metodologia usada na construção do presente estudo é a revisão bibliográfica e relato de experiência. Sabe-se que a criança, desde pequena, constrói sua cultura de um modo próprio, e as experiências vividas no espaço da educação infantil irá possibilitar a compreensão sobre tudo o que ocorre à sua volta e consigo mesma. Os resultados encontrados a partir da experiência apresenta a criança como sujeito que amplia seus conhecimentos vivenciando experiências, assim cabe ao professor selecionar as experiências e os contextos aos quais as crianças irão vivenciar com atividades individuais ou coletivas, regulares e sistemáticas. A experiência mobiliza diretamente o sujeito, deixa marca, produz sentidos que podem ser recuperados na vivência de outras situações semelhantes, constituindo um aprendizado em constante movimento.



Resumo Inglês:

The main focus of this study was to analyze the teaching of Art in early childhood. At
arts make it possible to lead children to know their limitations, difficulties
bringing possibilities to know their real potentialities. Dialogue with authors
such as Vygotsky, Doria, Iavelberg, Ausubel and with ministerial documents: Reference
National Curriculum for Early Childhood Education (BRAZIL, 1998) and Curricular Guidelines
National Schools for Early Childhood Education (BRAZIL, 2010), the relevance of the work
with the arts in Early Childhood Education. The objective is to understand the relevance of Art
in the teaching-learning process in Early Childhood Education and present a report of
Experience in Art in Early Childhood Education. The methodology used in the construction of the present
study is the literature review and experience report. It is known that the child, from
small, builds its culture in its own way, and the experiences lived in the space of
early childhood education will make it possible to understand everything that happens around them and
with herself. The results found from the experience show the child
as a subject that expands their knowledge by experiencing experiences, so it is up to the
teacher select the experiences and contexts to which children will live
with individual or collective, regular and systematic activities. The experience mobilizes
the subject directly, leaves a mark, produces meanings that can be recovered in the experience
of other similar situations, constituting a learning process in constant movement.



Resumo Espanhol:

El enfoque principal de este estudio fue analizar la enseñanza del arte en la primera infancia. A
artes permiten llevar a los niños a conocer sus limitaciones, dificultades
trayendo posibilidades para conocer sus potencialidades reales. Diálogo con los autores
como Vygotsky, Doria, Iavelberg, Ausubel y con documentos ministeriales: Referencia
Currículo Nacional de Educación Infantil (BRASIL, 1998) y Directrices Curriculares
Escuelas Nacionales de Educación Infantil (BRASIL, 2010), la relevancia del trabajo
con las artes en Educación Infantil. El objetivo es comprender la relevancia del Arte
en el proceso de enseñanza-aprendizaje en Educación Infantil y presentar un informe de
Experiencia en Arte en Educación Infantil. La metodología utilizada en la construcción del presente
estudio es la revisión de la literatura y el informe de experiencia. Se sabe que el niño, desde
pequeño, construye su cultura a su manera, y las experiencias vividas en el espacio de
la educación infantil permitirá comprender todo lo que ocurre a su alrededor y
Consigo misma. Los resultados encontrados a partir de la experiencia muestran al niño
como un sujeto que amplía sus conocimientos al vivir experiencias, por lo que le corresponde al
El maestro selecciona las experiencias y los contextos en los que vivirán los niños.
con actividades individuales o colectivas, periódicas y sistemáticas. La experiencia moviliza
el sujeto directamente, deja huella, produce significados que pueden ser recuperados en la experiencia
de otras situaciones similares, constituyendo un proceso de aprendizaje en constante movimiento.



Resumo Francês:

L'objectif principal de cette étude était d'analyser l'enseignement de l'art dans la petite enfance. À
les arts permettent d'amener les enfants à connaître leurs limites, leurs difficultés
apportant des possibilités de connaître leurs potentialités réelles. Dialogue avec les auteurs
tels que Vygotsky, Doria, Iavelberg, Ausubel et avec des documents ministériels : Référence
Programme national d'éducation de la petite enfance (BRÉSIL, 1998) et directives curriculaires
National Schools for Early Childhood Education (BRÉSIL, 2010), la pertinence du travail
avec les arts dans l'éducation de la petite enfance. L'objectif est de comprendre la pertinence de l'Art
dans le processus d'enseignement-apprentissage en éducation de la petite enfance et présenter un rapport de
Expérience en art dans l'éducation de la petite enfance. La méthodologie utilisée dans la construction du présent
étude est la revue de la littérature et le rapport d'expérience. On sait que l'enfant, dès
petit, construit sa culture à sa manière, et les expériences vécues dans l'espace de
l'éducation de la petite enfance permettra de comprendre tout ce qui se passe autour d'eux et
avec elle-même. Les résultats de l'expérience montrent que l'enfant
en tant que sujet qui élargit ses connaissances en faisant l'expérience d'expériences, il appartient donc au
l'enseignant sélectionne les expériences et les contextes dans lesquels les enfants vivront
avec des activités individuelles ou collectives, régulières et systématiques. L'expérience mobilise
le sujet directement, laisse une marque, produit des significations qui peuvent être récupérées dans l'expérience
d'autres situations similaires, constituant un processus d'apprentissage en mouvement constant.



Resumo Alemão:

Das Hauptaugenmerk dieser Studie lag auf der Analyse des Kunstunterrichts in der frühen Kindheit. Bei
Kunst macht es möglich, Kinder dazu zu bringen, ihre Grenzen und Schwierigkeiten zu erkennen
Möglichkeiten bringen, ihre wahren Potenziale zu kennen. Dialog mit Autoren
wie Vygotsky, Doria, Iavelberg, Ausubel und mit ministeriellen Dokumenten: Referenz
Nationaler Lehrplan für frühkindliche Bildung (BRASILIEN, 1998) und Lehrplanrichtlinien
National Schools for Early Childhood Education (BRASILIEN, 2010), die Relevanz der Arbeit
mit den Künsten in der frühkindlichen Bildung. Ziel ist es, die Relevanz von Art
im Lehr-Lern-Prozess in der frühkindlichen Bildung und legen einen Bericht vor
Kunsterfahrung in der frühkindlichen Bildung. Die Methodik, die bei der Konstruktion der Gegenwart verwendet wird
Studie ist die Literaturrecherche und der Erfahrungsbericht. Es ist bekannt, dass das Kind, aus
klein, baut seine Kultur auf seine eigene Art und Weise auf und lebt die Erfahrungen im Raum aus
frühkindliche Bildung wird es ermöglichen, alles zu verstehen, was um sie herum passiert und
Mit ihr selbst. Die gefundenen Ergebnisse aus der Erfahrung zeigen das Kind
als Fach, das sein Wissen durch Erleben von Erfahrungen erweitert, so liegt es an den
Lehrer wählen die Erfahrungen und Kontexte aus, in denen Kinder leben werden
mit individuellen oder kollektiven, regelmäßigen und systematischen Aktivitäten. Das Erlebnis mobilisiert
das Subjekt direkt, hinterlässt Spuren, produziert Bedeutungen, die in der Erfahrung wiedererlangt werden können
anderer ähnlicher Situationen, die einen Lernprozess in ständiger Bewegung darstellen.



Resumo Italiano

L'obiettivo principale di questo studio era quello di analizzare l'insegnamento dell'Arte nella prima infanzia. In
le arti permettono di portare i bambini a conoscere i propri limiti, le proprie difficoltà
portando possibilità di conoscere le loro reali potenzialità. Dialogo con gli autori
come Vygotsky, Doria, Iavelberg, Ausubel e con documenti ministeriali: Riferimento
Curriculum nazionale per l'educazione della prima infanzia (BRASILE, 1998) e Linee guida curriculari
Scuole nazionali per l'educazione della prima infanzia (BRASILE, 2010), l'attualità del lavoro
con le arti nell'educazione della prima infanzia. L'obiettivo è comprendere la rilevanza dell'art
nel processo di insegnamento-apprendimento nell'educazione della prima infanzia e presentare una relazione di
Esperienza nell'arte nell'educazione della prima infanzia. La metodologia utilizzata nella costruzione del presente
lo studio è la revisione della letteratura e il rapporto sull'esperienza. È noto che il bambino, da
piccolo, costruisce a modo suo la sua cultura, e le esperienze vissute nello spazio di
l'educazione della prima infanzia consentirà di comprendere tutto ciò che accade intorno a loro e
con se stessa. I risultati trovati dall'esperienza mostrano il bambino
come soggetto che amplia le proprie conoscenze sperimentando esperienze, quindi spetta al
l'insegnante seleziona le esperienze ei contesti in cui vivranno i bambini
con attività individuali o collettive, regolari e sistematiche. L'esperienza si mobilita
il soggetto direttamente, lascia un segno, produce significati che possono essere recuperati nell'esperienza
di altre situazioni simili, costituendo un processo di apprendimento in continuo movimento.