Venho, neste trabalho, tentar tratar de um importante papel que o Estado possui em nossa sociedade, ou seja, na formulação de polÃticas públicas principalmente no que se refere à s classes menos favorecidas pelo atual sistema, o qual visa à lógica da acumulação em larga escala.
As polÃticas públicas surgem, atualmente, como mecanismos de auxÃlio aos grupos sociais a quem elas se dirigem, para que os mesmos obtenham e garantam seus direitos constitucionais que lhes são legalmente assegurados.
É extremamente notório que é de competência do Estado elaborar e realizar medidas que promovam condições plenas e eficazes para a manutenção do comum funcionamento de uma sociedade justa nas suas diversas relações cotidianas. Dessa forma, é o Estado social que terá de promover tais medidas, as quais podemos chamar de polÃticas públicas.
Com isso, serão apresentados alguns resultados obtidos com a pesquisa e apresentados em meu estudo monográfico de final de curso na Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.