“SANTO ONOFRE” (EÇA DE QUEIRÓS): ENTRE A SANTIDADE E A SOCIEDADE

Revista Araticum

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ISSN: 2179-6793
Editor Chefe: Osmar Pereira Oliva
Início Publicação: 31/05/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras

“SANTO ONOFRE” (EÇA DE QUEIRÓS): ENTRE A SANTIDADE E A SOCIEDADE

Ano: 2015 | Volume: 11 | Número: 1
Autores: Antonio Augusto Nery
Autor Correspondente: A. A. Nery | [email protected]

Palavras-chave: Eça de Queirós, Vidas de Santos, “Santo Onofre”

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Dentre as três vidas de santos produzidas por Eça de Queirós
durante a década de 1890, “Santo Onofre” é aquela que mais
contundentemente apresenta a peculiar concepção de santidade veiculada pelo
escritor nas outras duas narrativas de temática semelhante, “São Cristóvão” e
“São Frei Gil”. O objetivo deste trabalho é compreender as particularidades de
tal concepção e, por intermédio disso, demonstrar que “Santo Onofre” constituise
um bom exemplo do diálogo e da conexão que as Vidas de Santos ou
Lendas de Santos estabelecem com outros textos de Eça, especialmente
romances nos quais a crítica à Igreja Católica é mais avultante. Dessa forma,
espera-se problematizar a aparente ideia de que a história de Onofre, Gil e
Cristóvão são destituídas da verve crítica constatada em obras anteriores do
autor.



Resumo Inglês:

Among the three lives of saints produced by Eça de Queirós
during the decade of 1980, “Santo Onofre” is the one that more strongly
presents the peculiar conception of sanctity propagated by the writer in the
other two narratives of similar themes, “São Cristóvão” and “São Frei Gil”. The
purpose of this work is to understand the particularities of such conception and,
through this, to demonstrate that “Santo Onofre” consists a good example of the
dialogue and the connection that Vidas de Santos or Lendas de Santos
establish with other Eça´s texts, especially novels in which the critic to the
Catholic Church is substantial. This way, it is expected to problematize the
apparent idea that the history of Onofre, Gil and Cristovão are dismissed of the
critical discourse evidenced in the previous works of the author.