Os objetivos são explicar a pouca atenção inicial dada por autores da áreade Relações Internacionais à religião, examinar o impacto da maior consideração da religião nessa área pelos seus especialistas a partir da década de 1970 e identificar as formas pelas quais a religião influencia a política internacional. A pouca atenção inicial dada por autores da áreade Relações Internacionais à religião está relacionada à predominância da “tese da secularização” nas Ciências Sociais, que sustenta que há uma distinção crescente entre as esferas religiosa e secular, a crença religiosa tornou-se mais apropriadamente consignada à esfera privada e a privatização da religião tornou-se condição indispensável ao desenvolvimento dos sistemas políticos modernos. A maior consideração da religião impacta a área de Relações Internacionais na medida em que os analistas dessa área precisam explorar como a religião define o sentido, a natureza e o resultado da guerra e outroseventosinternacionaise, assim, desenvolver arcabouços teóricos mais complexos que superem as limitações das principais teorias de Relações Internacionais. A religião pode influenciar a política internacional na elaboração de normas e princípios em termos de seus parâmetros básicos, jogadores e códigos de conduta que orientam o conflito e a guerra entre unidades políticas no sistema internacional e na ampliação da visão normativa dos principais atores na política internacional para um reconhecimento mais robusto dos direitos humanos. Entretanto, a religião também pode influenciar as identidades e as motivações das pessoas em um conflito, o escopo e a intensidade dos objetivos políticos de um grupo religioso e a natureza transnacional de grupos e comunidades. Em suas perspectivas mais inclusivas, as religiões podem criar lealdades que permitam mais justiça e paz a toda a humanidade e oferecer bases para esforços transnacionais voltados para a melhoria da governança em todos os níveis de interação social.
The objectives of this paper are to explain the little initial attention given by International Relation’ authors to religion, examine the impact of the increased attention to religion in this area by its specialists from the 1970sonand identify the ways in which religion influences international politics nowadays. The little initial attention given by IR authors to religion is related to the predominance of "secularization thesis" in the Social Sciences, which holds that there is a growing distinction between the religious and secular spheres, religious belief became more appropriately consigned to the private sphere and the privatization of religion has become an indispensable condition for the developmentof the modern political systems. The increased attention to religion impacts the area of International Relations because analysts need to explore how religion defines the direction, nature and outcome of wars and other events and thus develop more complextheoretical frameworks that overcome the limitations of the mainstream IR theories. Religion can influence international politics in the development of standards and principles in terms of their basic parameters, players and codes of conduct that guide conflict and war among political units in the international system and expand the normative view of the main actors in international politics for a more robust recognition of human rights. However, religion can also influence the identities and motivations of people in a conflict, the scope and intensity of the political objectives of a religious group and the transnational nature of groups and communities. In theirmost inclusive perspectives, religions can create loyalties that allow more justice and peace to all mankind and provide bases for transnational efforts aimed at improving governance at all levels of social interaction.
Los objetivos son explicar la poca atención inicial dada por los autores del campo de las Relaciones Internacionales a la religión, examinar el impacto de una mayor consideración de la religión en esta área por parte de sus expertos desde la década de 1970, e identificar las formas en que la religión influye en la política internacional. La poca atención inicial dada por los autores en el campo de las Relaciones Internacionales a la religión está relacionada con el predominio de la "tesis de la secularización" en Ciencias Sociales, que sostiene que existe una distinción creciente entre las esferas religiosa y secular, la creencia religiosa se ha vuelto más apropiada consignado a la esfera privada y la privatización de la religión se ha convertido en una condición indispensable para el desarrollo de los sistemas políticos modernos. La mayor consideración de la religión impacta el área de Relaciones Internacionales ya que los analistas en esa área necesitan explorar cómo la religión define el significado, la naturaleza y el resultado de la guerra y otros eventos internacionales y, por lo tanto, desarrollar marcos teóricos más complejos que superen las limitaciones de las principales teorías de las relaciones internacionales. La religión puede influir en la política internacional en el desarrollo de normas y principios en términos de sus parámetros básicos, jugadores y códigos de conducta que guían el conflicto y la guerra entre las unidades políticas en el sistema internacional y en la ampliación de la visión normativa de los principales actores en la política internacional, para un reconocimiento más sólido de los derechos humanos. Sin embargo, la religión también puede influir en las identidades y motivaciones de las personas en conflicto, el alcance y la intensidad de los objetivos políticos de un grupo religioso y la naturaleza transnacional de los grupos y comunidades. En sus perspectivas más inclusivas, las religiones pueden crear lealtades que permiten más justicia y paz para toda la humanidad y proporcionan la base para los esfuerzos transnacionales destinados a mejorar la gobernanza en todos los niveles de interacción social.