¿Integridad etnográfica versus estética cinematográfica? El caso de Nosotros los monos (Edmund Valladares, 1971)

ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste

Endereço:
Avenida Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Boa Esperança
Cuiabá / MT
Site: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/index
Telefone: (65) 8427-1704
ISSN: 2358-5587
Editor Chefe: Marcos Aurélio da Silva
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia

¿Integridad etnográfica versus estética cinematográfica? El caso de Nosotros los monos (Edmund Valladares, 1971)

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Javier Campo
Autor Correspondente: Javier Campo | [email protected]

Palavras-chave: cinema etnográfico; Argentina; teoria do cinema

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo substitui as diferentes visões teóricas sobre ortodoxia e heterodoxia nas relações entre etnografia e cinema através de análise de Nosotros los monos (Nós macacos, Edmund Valladares, 1971). Seran desarrollados conceitos de Karl Heider, Jay Ruby, David MacDougall e Marc Henri Piaul, entre outros; como também procedemos a uma revisão do filme etnográfico argentino do período de 1958-1989 pelas contribuições dos estudos locais sobre ele. Conceituações de Carl Plantinga, na perspectiva formal, aberto e poética, são definidos análise caso dará uma visão geral das particularidades deste tipo de filme documentário em seu desenvolvimento local.



Resumo Inglês:

This article replaces the different theoretical points of view on orthodoxy and heterodoxy in the relations between ethnography and cinema through the study of the film We the monkeys (Edmund Valladares, 1971). The concepts of Karl Heider, Jay Ruby, David MacDougall and Marc Henri Piault, among others, are developed; as well as a review of the Argentine ethnographic cinema of the period 1958-1989 through the contributions of local studies on it. Carl Plantinga's conceptualizations, on a formal, open and poetic perspective, are configured by the analysis of the case that will give an overview of the particularities of this type of documentary cinema in its local development.



Resumo Espanhol:

Este artículo repone los diferentes puntos de vista teóricos sobre la ortodoxia y la heterodoxia en las relaciones entre etnografía y cine a través del estudio del film Nosotros los monos (Edmund Valladares, 1971). Se desarrollan los conceptos de Karl Heider, Jay Ruby, David MacDougall y Marc Henri Piault, entre otros; como asimismo se procede a un repaso del cine etnográfico argentino del período 1958-1989 mediante los aportes de los estudios locales sobre el mismo. Las conceptualizaciones de Carl Plantinga, sobre perspectiva formal, abierta y poética, son las configuran el análisis del caso que dará un panorama de las particularidades de este tipo de cine documental en su desarrollo local.



Resumo Francês:

Cet article remplace les différents points de vue théoriques sur l'orthodoxie et l'hétérodoxie dans les relations entre ethnographie et cinéma à travers l'étude du film Nous les singes (Edmund Valladares, 1971). Les concepts de Karl Heider, Jay Ruby, David MacDougall et Marc Henri Piault, entre autres, sont développés; ainsi qu'une revue du cinéma ethnographique argentin de la période 1958-1989 est faite à travers les contributions des études locales sur celui-ci. Les conceptualisations de Carl Plantinga, dans une perspective formelle, ouverte et poétique, sont configurées par l'analyse du cas qui donnera un aperçu des particularités de ce type de cinéma documentaire dans son développement local.