Propomo-nos a uma análise de três poesias do inÃcio do século XX em Portugal: “Lisbon Revisited (1923)â€, de Ãlvaro de Campos; “Cântico Negroâ€, de José Régio; e “Livro de Horasâ€, de Miguel Torga. Os três poetas têm em comum o tema do olhar relativo sobre a existência, em contraposição ao olhar absoluto. As poesias, opondo a consciência individual à submissão coletiva, refletem sobre a condição humana, ora por via da negação dos sistemas pré-determinados, ora pela auto-afirmação incisiva e pela constatação da liberdade de escolha. A partir do ponto de vista individual, chega-se a um grau de consciência que leva o eu pensante de cada poesia à excentricidade e ao isolamento.
This study has taken into account three poems from the beginning of the 20th
Este trabalho objetiva mostrar essa visão relativa do mundo por meio de três poesias portuguesas do inÃcio do século XX. Trata-se de um recorte de textos que nos possibilitam discutir esses descaminhos e contradições de que falamos anteriormente, century in Portugal: “Lisbon Revisited (1923)â€, Ãlvaro de Campos; “Cântico Negroâ€, José Régio; and “Livro de Horasâ€, Miguel Torga. The three poems have in common the subject of the relative look on existence as opposed to the absolute look. The poems, withstanding the individual awareness to group submission, reflect upon human condition, either in denial of predetermined systems or in incisive self-affirmation and also from the of constatation of the freedom of choice. From an individual point of view, we come to a level of awareness that takes the thinking self of each poem to excentricity and the isolation.