Álvaro Moreyra e Renato Viana, precursores das ideias de Jacques Copeau no Brasil

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Álvaro Moreyra e Renato Viana, precursores das ideias de Jacques Copeau no Brasil

Ano: 2014 | Volume: 16 | Número: 29
Autores: Éder Sumariva Rodrigues
Autor Correspondente: Éder Sumariva Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: Álvaro Moreyra; Renato Viana; Jacques Copeau.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem por objetivo realizar algumas aproximações entre as prá- ticas cênicas dos brasileiros Álvaro Moreyra e Renato Viana e o pensamento do encenador e teórico francês Jacques Copeau. Esses diretores, que foram responsáveis pelas primeiras iniciativas de renovação da cena teatral brasileira nas décadas de 1920 e 1930, apropriaram-se das propostas de Copeau para operar uma “radicalização” no modo de fazer teatro no Brasil. Além disso – contrariando a visão histórica de muitos estudiosos do teatro brasileiro –, apresento como partida da difusão desse pensamento a circulação de espetáculos produzidos por Álvaro Moreyra e Renato Viana.



Resumo Inglês:

This article aims at establishing a number of links between Brazilian Álvaro Moreyra’s and Renato Viana’sscenic practices and the thought of the French stage director and theoretician Jacques Copeau. These stage directors, who accounted for early initiatives aimed at renovating the Brazilian theatrical scene in the 1920’ and 1930’, borrowed Copeau’s proposal to undertake a ‘radicalizacion’ in the way theater was done in Brazil. Moreover, against many Brazilian theater scholars’ historical vision, I pose as the starting point of the dissemination of this thought the circulation of Álvaro Moreyra’s and Renato Viana’s productions.