É assim mesmo. Amanhã é outro dia! | Entrevista com Angel Vianna concedida a Marina Magalhães e Juliana Ribeiro

Urdimento

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

É assim mesmo. Amanhã é outro dia! | Entrevista com Angel Vianna concedida a Marina Magalhães e Juliana Ribeiro

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 41
Autores: Angel Vianna, Marina Magalhães, Juliana Ribeiro
Autor Correspondente: Marina Magalhães | [email protected]

Palavras-chave: Angel Vianna, Klauss Vianna, Dança, Entrevista, Grupo Teatro do Movimento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Angel e Klauss Vianna são importantes pesquisadores sobre o corpo e o gesto no Brasil. Desde a década de 1950, com a Escola e o Ballet Klauss Vianna, em Belo Horizonte, vêm influenciando várias gerações, contribuindo fortemente com o meio artístico e pedagógico. Nesta entrevista, Angel Vianna apresenta os principais pontos de sua trajetória na dança e sua interface com o teatro e a área terapêutica, focando no Grupo Teatro do Movimento, companhia de dança fundada no Rio de Janeiro na década de 1970, considerada uma das companhias precursoras da dança contemporânea carioca. O texto revela o pensamento de Vianna e de seus processos criativos junto à companhia de dança.



Resumo Inglês:

 Angel and Klauss Vianna are important researchers of the body and gesture in Brazil. Since the 1950s, with the School and the Ballet Klauss Vianna, in Belo Horizonte, they have influenced many generations, strongly contributing with the artistic and pedagogical fields. In this interview, Angel Vianna presents the highlights of her trajectory in dance and it's interface with theater and therapeutics, focusing on Grupo Teatro do Movimento, a dance company founded in Rio de Janeiro in the 70s and considered to be one of the first contemporary dance companies in the city. The text reveals Vianna’s thinking and her creative processes towards dance.