Esta dissertação apresenta a proposta do “projeto de ética mundial†de Hans Küng, a partir
das religiões, em vista do diálogo e da paz mundial; Sua reflexão teológica traz uma
significativa contribuição para a teologia das religiões. Percebe-se seu empenho na
perspectiva ecumênica e no diálogo inter-religioso. É uma reflexão para o “tempo de hojeâ€,
que contempla os desafios de hoje, no esforço de “dar as razões†da esperança da
humanidade. Para o problema da verdade na religião o autor propõe a construção de uma
“estratégia ecumênica†que seja ao mesmo tempo “crÃtica, autocrÃtica e fiel à s origensâ€. E
para torná-la uma resposta concreta no enfrentamento da problemática da verdade entre as
religiões ele acresce à “estratégia ecumênica†uma “criteriologia†básica que chama de
“inter-religiosaâ€. A pesquisa aborda a contribuição especÃfica do cristianismo nesse
empreendimento. Trata também dos desafios no horizonte dessa perspectiva, bem como
suas incidências na vida cristã (espiritualidade, catequese e missão) a partir da
“criteriologia inter-religiosa†proposta pelo autor. Para tanto, adotou-se a metodologia
bibliográfica para coleta de dados em materiais publicados em livros, artigos cientÃficos e
redes eletrônicas. Nos resultados alcançados, foi possÃvel constatar que, não obstante os
desafios próprios do Cristianismo em relação ao diálogo com as outras religiões, condição
para que o “projeto de ética mundial†aconteça, a “criteriologia inter-religiosa†de Hans
Küng possibilita, não só a superação dos desafios, bem como sua significativa contribuição
para o projeto: a pessoa de Jesus Cristo e a sua mensagem. Através da pesquisa se pode
constatar, também, a concretude do “projeto†na vida do cristão, na sua comunidade e
atuação no mundo com uma rica perspectiva da espiritualidade, da catequese e missão em
chave de compromisso com o projeto que requer: diálogo, tolerância, respeito ao diferente e identidade própria. É uma reflexão crÃtica e autocrÃtica e, ao mesmo tempo, conformada à s
exigências do “paradigma ecumênicoâ€: a convivência pacÃfica e a promoção do humano,
como condições para a sobrevivência humana e planetária.
This dissertation presents the propose of the “world ethic project†by Hans Kung, from the
religions, in view of the dialogue and of the world peace; its theological reflection brings a
significant contribution for the religions theology. Its commitment is perceived on the
ecumenical perspective and of the inter-religious dialogue. It is a reflection for the “time of
todayâ€, that comtemplates the present challenges, on the effort of “gives the reasons “ of
the humanity hope. For the problem of the truth in the religion, the author proposes the
construction of an “ecumenical strategy†that be, at the same time, “critique, auto-critique
and faithful to the originsâ€. And, to become it a concrete answer, on the facing of the truth
problemathic , among religions, he adds to the “ecumenical strategy†a basic “criteriologyâ€
that he names of “inter-religiousâ€. The research approaches the specific contribution of the
christianity in this undertaking. It also treats of the challenges of the christianity on the
horizon of this perspective, as well as its incidences in the Christian life (spirituality,
catechesis and mission) from the “inter-religious criteriology†proposed by the author. For
this, it adopted the bibliographic metodology for the data collection in published materials
in books, scientific articles and electonic nets. In the reached results, it was possible to note
that, in spite of the challenges from the Christianity in relation to the dialogue with the
others religions, condition for that the “world ethic project†happens, the “inter-religious
criteriology†by Hans Kung makes possible, not only the overcoming of the challenges, as
well as it significative contribution for the project: the person of Jesus Christ and his
mensage. It also was verified the concreteness of the “project†in the Christian life, in his
community and action in the world, with a rich perspective of the spirituality, catechesis
and mission in key of commitment with the project that require: dialogue, tolerance, respect
to the different and own identity. It is a critique, auto-critique reflection and, in the same
time, conformed to the demands of the “ecumenical paradigmâ€: the peaceful coexistence
and the human promotion, as condictions to the human and planetary survival.