ÉTICA DO EXPLÍCITO CRÍTICA AO RACIONALISMO, À AGNOSIA MORAL E AO DESPREZO PELA RAZÃO COMPLEXA E PELO PENSAMENTO NOÉTICO

Revista Opinião Jurídica

Endereço:
Avenida Dom Luís, 911. Campus Dom Luís.
Fortaleza / CE
60160196
Site: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica
Telefone: (85) 3457-5396
ISSN: 2447-6641
Editor Chefe: Fayga Bedê
Início Publicação: 30/04/2003
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Direito

ÉTICA DO EXPLÍCITO CRÍTICA AO RACIONALISMO, À AGNOSIA MORAL E AO DESPREZO PELA RAZÃO COMPLEXA E PELO PENSAMENTO NOÉTICO

Ano: 2024 | Volume: 22 | Número: 39
Autores: Caleb Salomão Pereira, João Maurício Adeodato
Autor Correspondente: Caleb Salomão Pereira | [email protected]

Palavras-chave: dualismo cartesiano, monismo spinozano, racionalismo, agnosia moral, ética do explícito

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetivo: O artigopretendedemonstrar como determinado tipo de racionalismo, ao promover a indiferença pela complexidade da condição humana e o desprezo por possibilidades epistemológicas mais integrativas, pode induzir a uma habituação moral capaz de insensibilizar eticamente o ser humano diante dos fenômenos que ofendem a existência do outro. Metodologia:A abordagem metodológica utilizada se serve da filosofia retórica aplicada à revisão de literatura por meio do método hipotético-dedutivo. Partindo de textos de autores e propósitos distintos, o artigo desenvolve retórica estratégica útil para criticar determinadas formas de lidar com fenômenos constituintes da realidade material, realçando sua naturalizada incompletude.Resultados: O desenvolvimento do trabalho permitiu organizar conceitos e ideias demonstrativas da efetiva agnosia moral produzida por modos de pensar que desafetivam os fenômenos relevantes nas interações humanas, sejam entre humanos, sejam destes com o meio ambiente. A partir dessa organização argumentativa, pôde-se criticar, a partir dos referenciais teóricos utilizados, a redução epistemológica causada pelo racionalismo, fenômeno que está na origem da ética do explícito.Contribuições: A conceituação dessa modalidade de expressão ética permite introduzir,no debate sobre temas moraiscaros ao direito e à política,reflexões sobre a dessensibilização do pensamentoracional, ocorrência que termina por criar culturas refratárias à alteridade e à razão compassiva, somente se sensibilizando diante da explicitude de seus efeitos negativos.



Resumo Inglês:

Objective: The article intends to demonstrate how a certain type of rationalism, by promoting indifference to the complexity of the human condition and contempt for more integrative epistemological possibilities, can induce a moral habituation capable of ethically desensitizing the human being in the face of phenomena that offend existencefrom the other.Methodology: The methodological approach adopted uses the rhetorical philosophy applied to the literature review through the hypothetical-deductive method. Starting from texts by differentauthors and purposes, the article develops useful strategic rhetoric to criticize certain ways of dealing with phenomena that constitute material reality, highlighting its naturalized incompleteness.Results: The development of the work allowed to organize concepts and ideas demonstrating the effective moral agnosia produced by ways of thinking that remove the affections from the relevant phenomena in human interactions, whether between humans or between humans and the environment. From this argumentative organization, it was possible to criticize, based on the theoretical references used, the epistemological reduction caused by rationalism, a phenomenon that is at the origin of the ethics of the explicit.Contributions: The conceptualization of this modality of ethical expression allows to introduce, in the debate on moral issues dear to law and politics, reflections on the desensitization of rational thought, an occurrence that ends up creating cultures that are refractory to alterity and compassionate reason, only being sensitized in the face of the explicitness of its negative effects.



Resumo Espanhol:

Objetivo: El artículo pretende demostrar cómo um determinado tipo de racionalismo, al promover la indiferencia ante la complejidad de la condición humana y el desprecio por las posibilidades epistemológicas más integradoras, puede inducir una habituación moral capaz de insensibilizar éticamente al ser humano antes losfenómenos que ofenden la existencia del otro.Metodología: El enfoque metodológico adoptadoutilizala filosofía retórica aplicada a la revisión bibliográfica a través del método hipotético-deductivo. A partir de textos de diferentes autores y propósitos, el artículo desarrolla una retórica estratégica útil para criticar ciertas formas de tratar los fenómenos que constituyen la realidad material, destacando su incompletud naturalizada.Resultados: El desarrollo del trabajo permitió organizar conceptos e ideas que demuestran la efectiva agnosia moral producida por formas de pensar que sustraen los afectos de los fenómenos relevantes en las interacciones humanas, ya sea entre humanos o entre éstos yel medio ambiente. A partir de esta organización argumentativa, fue posible criticar, a partir de los referentes teóricos utilizados, la reducción axiológica y epistemológica provocada por el racionalismo, fenómeno que está en el origen de la ética de lo explícito.Contribuciones: La conceptualización de este modo de expresión ética permite introducir, en el debate sobre cuestiones morales caras alderecho y a la política, reflexiones sobre la desensibilización del pensamiento racional, hecho que acaba creando culturas refractarias a la alteridad y a la razón compasiva, que sólo se sensibilizan ante la explicitación de sus efectos negativos.