ÉTICA E ONTOLOGIA EM KANT E TUGENDHAT

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ISSN: 19822928
Editor Chefe: Araceli Velloso
Início Publicação: 30/06/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

ÉTICA E ONTOLOGIA EM KANT E TUGENDHAT

Ano: 2001 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Daniel Christino
Autor Correspondente: Daniel Christino | [email protected]

Palavras-chave: Kant, ontologia, juízos morais, justificação moral, Tugendhat.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A noção de ética defendida pela tradição analítica está baseada no pressuposto de que toda ética deve ser normativa e deve, portanto, justificar a adoção de qualquer princípio moral a partir de uma argumentação racional. No livro Lições sobre ética, Ernst Tugendhat procura dialogar com a tradição filosófica – Kant em especial – a fim de identificar os principais sistemas éticos e seus pontos positivos e negativos. A argumentação de Tugendhat tende para o contratualismo contemporâneo, embora ainda procure manter alguns aspectos kantianos ligados à fundamentação dos imperativos categóricos. Este artigo argumenta que a interpretação de Tugendhat sobre o sistema ético kantiano é correta apenas no que tange à formulação dos imperativos. Ao ignorar a noção de liberdade, Tugendhat abre espaço para o ceticismo ético porque não pode aprofundar a discussão em âmbito ontológico, como o próprio Kant o fez.



Resumo Inglês:

The notion of ethic defended by the analytic tradition is based on the premise that every ethic has to be normative and therefore must justify the adoption of principles of moral by means of a rational argumentation. In his book, “Lessons on Ethic”, E. Tugendhat tries to establish a dialog with the philosophical tradition, specially with Kant, in order to identify and to evaluate the most important systems of ethic. Tugendhat’s argumentation pends to a contemporary contractualism, although he keeps trying to maintain kantian’s aspects of the foundation of the categorical imperative. In this paper I will argue that the Tugendhat’s interpretation of the kantian’s system is only partially correct. By ignoring the notion of freedom Tugendhat become vulnerable to the ethical scepticism, because he can’t go deeper into the discussion on the ontological level as Kant did.