O objetivo deste artigo é tecer considerações sobre a importância da leitura para a elaboração da concepção ética de Tomás de Aquino (1224-5?/1274). Na aurora do século XIII, os citadinos do Ocidente medieval criaram uma nova instituição destinada ao conhecimento e ao ensino: a Universidade. Nela, mestres e discÃpulos debatiam questões fundamentais para a nova sociedade utilizando, sobretudo, textos de Filosofia Antiga e cristãos, mas também escritos árabes e judeus. As formas literárias utilizadas abarcavam principalmente lectio e disputatio e, por contrapor bases teóricas distintas, aqueles pensadores acabaram por recriar a summa, numa forma original e fundamental para a elaboração filosófica daquele tempo. Para discutir a importância da leitura na elaboração da concepção de ética na universidade medieval, serão apresentadas algumas caracterÃsticas da produção do conhecimento no século XIII, vinculadas ao seu contexto histórico e, sem seguida, debatidas algumas considerações éticas de Tomás de Aquino, um dos mais expressivos autores do perÃodo. Considerando os limites deste artigo, apenas um texto do autor, “O objeto da caridadeâ€, extraÃdo da sua principal obra, a Suma de Teologia, será debatido em profundidade. Preliminarmente, é possÃvel afirmar que, assim como a leitura dos autores clássicos por Tomás de Aquino e outros mestres do século XIII, os auxiliou a elaborar conhecimentos sobre ética condizentes com seu tempo, a leitura histórica desses autores auxilia na compreensão da atualidade.
This paper aims to present some considerations about the importance of reading to the development of the ethics conceptions of Thomas Aquinas (1224 - 5? / 1274). At the dawn of the thirteenth century, the townspeople of Medieval West created a new institution designed for knowledge and education: the University In it, teachers and disciples were debating key issues for the new society using
mainly texts of Ancient Philosophy and Christians, but also Arab and Jewish writings. The literacy forms used encompassed mainly lectio and disputatio, and counteracted by distinct theoretical bases, those thinkers eventually recreated the summa, in a original and fundamental form to the philosophical elaboration of that time. To discuss the importance of reading in the formulation of the concept of ethics in the medieval university, we will present some characteristics of the production of knowledge in the thirteenth century linked to its historical context and then discuss some ethical considerations of Thomas Aquinas, one of the most prominent authors of that period. Considering the limits of this article, only one text, “The object of charity†based on Aquinas major work, the Summa of Theology, will be discussed in depth. Preliminarily, it is possible to state that as well as the reading of classical authors by Thomas Aquinas and other masters of the thirteenth century, helped them develop knowledge about ethics conforming to their time, historical reading of these authors helps in the understanding of today.