“A SOUVENIR OF LOURENÇO MARQUES”: álbuns fotográficos de C. S. Fowler, J. & M. Lazarus e José dos Santos Rufino (1887-1929)

Outros Tempos Pesquisa Em Foco História

Endereço:
Universidade Estadual do Maranhão, Curso de História, Campus Paulo VI, Bairro Tirirical
São Luís / MA
Site: http://www.outrostempos.uema.br
Telefone: (98) 3245-6141
ISSN: 18088031
Editor Chefe: Marcelo Cheche Galves
Início Publicação: 13/04/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

“A SOUVENIR OF LOURENÇO MARQUES”: álbuns fotográficos de C. S. Fowler, J. & M. Lazarus e José dos Santos Rufino (1887-1929)

Ano: 2016 | Volume: 13 | Número: 22
Autores: INÊS VIEIRA GOMES
Autor Correspondente: INÊS VIEIRA GOMES | [email protected]

Palavras-chave: Moçambique, Fotografia, Álbuns Fotográficos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pretende-se neste artigo analisar alguns álbuns fotográficos que integram uma genealogia da imagem de Moçambique entre 1887 e 1929. A cronologia refere-se a um período de afirmação de Portugal em territórios africanos – especialmente em Angola e em Moçambique – disputados por outras potências europeias, nomeadamente Inglaterra e Alemanha. À medida que a corrida à África se intensificava, a fotografia manifestou-se como um poderoso aliado de uma política de fixação territorial e administrativa, no intuito de inventariar e registar os locais e os seus habitantes. Organizadas em álbuns fotográficos, as fotografias revelam um conjunto de vistas de Moçambique, nomeadamente de Lourenço Marques. Esse registo pretendia revelar uma África cosmopolita à luz de projetos “modernistas”. No fundo, uma África branca que se sobrepunha a uma África negra e primitiva.



Resumo Inglês:

The aim of this article is to analyze some photographic albums in Mozambique between 1887 and 1929. The chronology refers to a period during the affirmation of the Portuguese Colonial Empire in Africa – especially in Angola and in Mozambique – in order to protect some territories from British and German interests. As the scramble for Africa got intensified, photography was a powerful ally of a territorial and administrative policy of setting in order to record and register the places and their natives. Organized into photographic albums, photographs reveal a set of views of Mozambique, especially from Lourenço Marques, in order to reveal a cosmopolitan Africa in the light of “modernists” projects. In other words, the emerge of a “white Africa”.



Resumo Espanhol:

El propósito de este artículo es analizar algunos álbumes de fotografía que integran una genealogía de imagen de Mozambique entre 1887 y 1929. La cronología se refiere a un período de afirmación de Portugal en territorios africanos – especialmente en Angola y en Mozambique – disputados por otras potencias europeas, como Inglaterra y Alemania. A medida que la carrera por África se intensificaba, la fotografía se manifestó como un poderoso aliado de una política de fijación territorial y administrativa, con el fin de inventariar y registrar los lugares y sus habitantes. Organizados en álbumes fotográficos, las fotografías revelan un conjunto de vistas de Mozambique, especialmente de Lourenço Marques. Con este registro se pretendía revelar una África cosmopolita a la luz de los proyectos "modernistas". En otras palabras, una África blanca superpuesta a una África negra y primitiva.