“AJOELHA E CHORA” A SUBALTERNIZAÇÃO DA FIGURA FEMININA E AS REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO MACHISTA NA MÚSICA GAÚCHA

Revista de Estudos Interdisciplinares

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ISSN: 2674-8703
Editor Chefe: Ewerton da Silva Ferreira
Início Publicação: 27/07/2020
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas

“AJOELHA E CHORA” A SUBALTERNIZAÇÃO DA FIGURA FEMININA E AS REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO MACHISTA NA MÚSICA GAÚCHA

Ano: 2023 | Volume: 5 | Número: 5
Autores: Fagner Fernandes Stasiaki, Erik Luís Sott de Santis, Ivann Carlos Lago
Autor Correspondente: Fagner Fernandes Stasiaki | fagnerfstasiaki@aluno.santoangelo.uri.br

Palavras-chave: Música, Feminismo; Mulheres; Violência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Mesmo diante dos avanços sociais e jurídicos, ainda se vive sob domínio patriarcal. Nesse sentido, a partir de uma análise da música “ajoelha e chora”, da Banda gaúcha Tchê Garotos, busca-se verificar como fatores culturais e históricos influenciam na construção identitária das mulheres em torno de elementos que permitem a exposição dos corpos femininos a todos os tipos de violência, dentre as quais a objetificação. Metodologicamente opera-se nas premissas da dialética ancorada em estudos bibliográficos. Nesse contexto, essa pesquisa está focada na análise do lugar simbólico ocupado pelas mulheres na cultura gaúcha, a partir de um dos seus mais importantes meios de afirmação e divulgação, que é a música regional. Para tanto, parte-se de uma análise sobre o próprio papel da música como instrumento de manifestação, criação e afirmação de valores culturais. Os resultados apontam para a manutenção, no âmbito das expressões culturais, especialmente a música, de elementos associados ao machismo, a objetificação e desumanização das mulheres, além, fatores incompatíveis com uma sociedade democrática, plural e igualitária.