“Ansiava o futuro, ressuscita-me”: a encenação de O percevejo sob os olhares da crítica

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

“Ansiava o futuro, ressuscita-me”: a encenação de O percevejo sob os olhares da crítica

Ano: 2015 | Volume: 17 | Número: 32
Autores: Cássia Abadia da Silva
Autor Correspondente: Cássia Abadia da Silva | [email protected]

Palavras-chave: O percevejo; encena- ção brasileira; críticas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Tendo em vista a efemeridade da cena teatral, que se esvai entre o cerrar das cortinas após cada apresentação, propomos tomar para nossa análise as críticas teatrais, por serem registros que sobrevivem às intempéries do tempo e por acreditarmos que elas nos possibilitam compreender minúcias das encenações que não encontramos em outros materiais de pesquisa. Aqui iremos trabalhar com as críticas sobre a encenação de O percevejo (em 1981 no Teatro Dulcina, do Rio de Janeiro, e em 1983 no Sesc Pompeia, em São Paulo), texto escrito pelo poeta russo Vladímir Maiakóvski (1893-1930) em 1928, traduzido e levado aos palcos brasileiros pelo diretor Luís Antonio Martinez Corrêa (1950-1987).



Resumo Inglês:

Considering the ephemeral nature of the theater scene, fading away when curtains are drawn after each performance, we analyze theatre criticism, weathered survivors that enable understanding of staging details not found in other research materials. Here we work with criticism of the staging of The Bedbug (1981, Dulcina theater, Rio de Janeiro; 1983, Sesc Pompeia theater, São Paulo), written by the Russian poet Vladímir Maiakóvski (1893-1930) in 1928, translated and staged in Brazil by stage director Luís Antonio Martinez Corrêa (1950-1987).