O artigo aborda o trabalho fílmico “Boots” da artista Tacita Dean. A reflexão foca-se no modo como a obra é condicionada à sua forma de apresenta- ção, através da espacialização dos três filmes em salas de projeção no contexto expositivo do museu, nas suas conexões na própria estrutura narrativa e nas ressonâncias desta estratégia na percepção do trabalho pelo espectador, no chamado cinema de exposição. O texto aponta ainda a defesa e adesão da artista a um suporte em vias de obsolescência, a relação entre escrita fílmica e discursiva, a partir dos textos asides (ou apartes) do trabalho e as articulações entre memória, ficção e história neste trabalho.
The article discusses the film “Boots” by artist Tacita Dean. The text reflects about the work relations to its own presentation by the spatialization of the films in three rooms in the museum exhibition space, to its connections in the narrative structure and also to the resonances of this strategy in the viewer perception of the work, punctuating the reflection on the film exhibition. The text also points out the artist defense and choice to an obsolescent support, the relationship between filmic and discursive writing (based in texts, called ´asides´ of the work) and the relationships between memory, fiction, and history in this work.