“CADA PALAVRA GUARDA UMA CILADA”: LITERATURA, CONTRACULTURA E JUVENTUDE NO PIAUÍ NA DÉCADA DE 1970

Revista Veredas da História

Endereço:
Estrada São Lázaro - 197 - Federação
Salvador / BA
40210730
Site: https://periodicos.ufba.br/index.php/rvh/issue/archive
Telefone: (71) 3022-0585
ISSN: 1982-4238
Editor Chefe: Marcelo Pereira Lima
Início Publicação: 31/12/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

“CADA PALAVRA GUARDA UMA CILADA”: LITERATURA, CONTRACULTURA E JUVENTUDE NO PIAUÍ NA DÉCADA DE 1970

Ano: 2012 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Laura Lene Lima Brandão; Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz
Autor Correspondente: Marcelo Pereira Lima | [email protected]

Palavras-chave: Corpo; Juventude; História; Linguagens.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse trabalho tem como objetivo analisar as diversas manifestações contraculturais e essencialmente juvenis nas décadas de 1970 no Piauí. Utilizando as múltiplas produções artísticas da dita “Geração do Mimeógrafo”, pretende-se entender as transgressões cotidianas e anti-disciplinares de jovens descontentes com os limites impostos pela ditadura militar e pela vigilância social. O cinema, a literatura e a imprensa marginal compõem o aporte documental à medida que as ações dissidentes desses jovens desembocaram em uma antiestética evidenciada nessas produções. Os objetivos gravitam em torno de compreender como essa parcela da juventude atuava através da arte e do investimento do corpo para criar micropolíticas de resistência e engendrar suas subjetividades, como eles consumiam e vivenciavam a cidade e como a arte foi entendida e praticada por esses indivíduos e qual a importância na construção de suas identidades e de seu cotidiano.



Resumo Inglês:

This study aims to analyze the various countercultural and essentially
juvenile manifestations in the 1970s in Piauí. Using multiple artistic productions called
"Generation mimeograph" is intended to understand the everyday and anti-disciplinary
transgressions of youth discontent with the limits imposed by the military dictatorship
and social surveillance. The film, literature and press compose a documental
contribution as the actions of these young dissidents generated an unsightly evidenced
in these productions The objectives gravitate to understand how this part of the youth worked through art and investment body to create microresistance and engender their
subjectivities as they consumed and experienced the city and how the art was
understood and practiced by these individuals and what is the importance in building
their identities and their daily lives.