“E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento!” O Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

“E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento!” O Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 32
Autores: Leandro Alves da Silva, Clóvis Dias Massa
Autor Correspondente: Leandro Alves da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Teatro de bonecos; formação do ator; formação do bailarino; corpos marionéticos; pedagogia do boneco

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo engendra algumas reflexões sobre as contribuições do Teatro de Animação para a formação do ator e do bailarino na contemporaneidade. Rompendo com a radicalidade de uma visão do boneco/marionete como um modelo ideal, utópico e inalcançável, na esteira do que pensadores como Heirinch von Kleist, Craig, Meyerhold e outros colocaram para o ator e o bailarino, o artigo apresenta a marionete contemporânea a partir da compreensão dos corpos e dos estados marionéticos propostos por Joëlle Noguès: uma entidade em relação com o ator-manipulador, capaz de afetar e ser afetada, que rompe as fronteiras entre o animado e o inanimado na cena do Teatro de Animação contemporâneo e que abre para o ator e o bailarino um vasto campo de pesquisa e criação. Compreender estas transformações é fundamental para se pensar o processo de formação do artista para, com e no Teatro de Animação hoje, seja nos espaços formais e institucionalizados – campo acadêmico – seja nos espaços informais.



Resumo Inglês:

This article engenders some reflec tions on the contributions of Animated Theatre to the training of the actor and dancer in the contemporary world. Breaking with the radicalism of viewing the puppet/marionette as an ideal, utopian and unattainable model, in the wake of what thinkers such as Heinrich von Kleist, Craig, Meyerhold and others have set for actors and dancers, this article presents the contemporary marionette based on the understanding of the bodies and marionette-like states proposed by Joëlle Noguès: an entity in relation to the actor-manipulator, capable of affecting and being affected, which breaks the boundaries between the animate and the inanimate on the contemporary scene of Animation Theatre and which opens a broad field of research and creation for the actor and for the dancer. Understanding these transformations is fundamental in order to think the artist training process with and within today’s Animated Theatre, either in institutional and formal spaces – the academic field – or in informal spaces.