“Em busca...” da história da circulação das ficções de grande consumo

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

“Em busca...” da história da circulação das ficções de grande consumo

Ano: 2014 | Volume: 16 | Número: 29
Autores: Loïc Artiaga
Autor Correspondente: Loïc Artiaga | [email protected]

Palavras-chave: cultura midiática; cultura popular; história global.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A história literária tem sido longamente marcada pela primazia da escala nacional, engessada pelo peso do conceito de construção de “comunidades imaginadas” difundido por Benedict Anderson. Essa perspectiva tem frequentemente levado a negligenciar o aspecto internacional de um comércio do livro que responde, todavia, às mesmas lógicas de expansão capitalista de outros mercados. Tal crescimento do perímetro de estudo obriga a atingir um “além do texto”, mobilizar arquivos inéditos, mas também forjar novas ferramentas. A ambição “globalizante” da história da edição pode aqui achar relações e ressonâncias no estudo das circulações das mídias para ultrapassar o quadro das monografias ou das histórias cruzadas e colocar em pauta processos complexos, oferecer visões globais das mobilidades literárias e ampliar a singularidade de tempo e espaço que ela considera. Com esse objetivo, analisamos em termos quantitativos e qualitativos a trajetória de duas obras literárias ao longo do século XX: o romance seriado popular Fantômas e o romance canônico Du côté de chez Swann.



Resumo Inglês:

Literary history has long been marked by its national scale, stiffened by the weight of constructing «imagined communities», concept disseminated by Benedict Anderson. This perspective has often lead to neglecting the international aspect of a book trade that, nevertheless, follows the samelogic of capitalistic expansion as other markets. Widening of the study scope, we moved “beyond thetext”, onto unpublished archives, but also onto designing new tools. The “globalizing” ambition ofthe history of publishing can be associated with thestudy of media circulation in order to go beyond monographs or intercrossed histories, and put complex processes on the agenda, provide overviews of literary mobilities, and extend the singularity of time and space it tackles. For this purpose, we analyze both quantitatively and qualitatively thetrajectory of two literary works throughout the twentieth century: the popular novelseries Fantômas and the canonical novel Du côté de chez Swan