“Era só pizza que avuava junto com as brachola”: o samba paulista e a obliteração do negro na memória da São Paulo cosmopolita
Artcultura
“Era só pizza que avuava junto com as brachola”: o samba paulista e a obliteração do negro na memória da São Paulo cosmopolita
Autor Correspondente: Lígia Nassif Conti | [email protected]
Palavras-chave: samba paulista; me-mória; cultura afro-brasileira.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
A narrativa que aponta a especifi cidade do modelo regional paulista diante do samba carioca está empenhada em legitimar o gênero na capital do estado de São Paulo, forjando para ele uma história particular. Entender as razões que levam determinado grupo de sambistas a defender enfaticamente sua visão passa por tentar desvendar as tramas identitárias paulistanas e sua autoimagem pautada pela valorização de elementos culturais identifi cados com a vanguarda. Voltada à reafir-mação de sua vocação cosmopolita e pouco afeita a se reconhecer como cidade mestiça, a cidade de São Paulo pouco espaço reservou para um gênero musical reiteradamente associado à mestiçagem, à brasilidade e à cultura tradicional.
Resumo Inglês:
The narrative that points to the pecu-liarity of São Paulo’s regional samba model relative to Rio de Janeiro’s samba is committ ed to legitimizing such genre in the city of São Paulo by forging a particular history for it. Understanding the reasons that lead a certain group of samba musicians to emphatically defend their narrative would require unraveling the São Paulo identity intricacies and its self-image based on valuing cultural elements associated with avant-garde. Aiming to reaffirm its cosmopolitan vocation and unwillingness to recognize itself as a mixed-race city, São Paulo had litt le space for a musical genre repeatedly associated with cultural blending and traditional Brazilian culture.