O conto “My Son the Fanatic” faz parte da coletânea Love in a Blue Time, publicada em 1997 por Hanif Kureishi. O escritor nasceu em 1957 em Londres e vem publicando romances, peças teatrais, roteiros e contos desde 1980. Com uma história de imigração na própria família, o tema dos fluxos migratórios e seu impacto para a construção de identidade tem um papel importante na obra do autor britânico, especialmente em seus dois primeiros romances: The Buddha of Suburbia(1990) e The Black Album(1995), nos quais os protagonistas constroem suas identidades a partir de um entre-lugar de culturas. No conto a ser discutido neste artigo, esse tema volta a ser abordado, aqui com outro foco, a saber, o envolvimento desses atores, sociais divididos entres as culturas, com o fundamentalismo. Nesse sentido, este artigo pretende discutir o modo como esse pensamento radical se estabelece, seguido de uma alteração na administração afetiva. Assim, esta discussão aborda primeiramente como esse deslocamento do investimento afetivo se dá no contexto familiar e passa, num segundo passo, a refletir sobre seu papel na infiltração de pensamentos radicais na concepção de identidade do protagonista. O conto não oferece respostas, ele, contudo, mostra o papel central nos afetos nessa configuração.
The short story “My Son the Fanatic” belongs to the collection Love in a Blue Time, published in 1997 by Hanif Kureishi. The writer was born in 1957, in London, and has been publishing novels, plays, screenplays and short stories since 1980. With a history of immigration in his own family, the subject of migratory flows and their impact on identity constructions plays an important role in his work, specially, in his first two novels: The Buddha of Suburbia(1990) and The Black Album(1995), in which the main characters build their identities based on an in-between position of cultures. In the short story, dealt with in this article, this topic is tackled again, here with another focus, namely, the engagement of these social actors divided between cultures with fundamentalism. In this sense, this contribution aims to discuss the way this radical thought establishes itself, followed by an alteration of the affective household. Thus, this discussion, at first, tries to think how this displacement of affective investments occurs in the family context and goes on, in a second step, to reflect about its role in the infiltration of radical thoughts in the main character’s identity conception. The short story does not offer answers, but it shows the pivotal role of affects in this configuration.