“Jesus made in Brazil”: notas sobre a transnacionalização do pentecostalismo brasileiro para Portugal

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ISSN: 21755841
Editor Chefe: Antonio Geraldo Cantarela/Rodrigo Coppe Caldeira
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Teologia

“Jesus made in Brazil”: notas sobre a transnacionalização do pentecostalismo brasileiro para Portugal

Ano: 2011 | Volume: 9 | Número: 22
Autores: Paulo Gracino Junior
Autor Correspondente: Paulo Gracino Junior | [email protected]

Palavras-chave: Pentecostalismo, Transnacionalização, Brasil, Portugal.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O impacto de novas modalidades religiosas sobre “culturas locais” é um tema clássico das Ciências Sociais. Partindo das teses weberianas, muitos cientistas sociais analisam a adesão de crescentes contingentes populacionais ao protestantismo pentecostal no mundo não desenvolvido em sua relação positiva com o estabelecimento da modernidade capitalista. Porém, quando se trata da implantação desses movimentos religiosos em solo europeu, o que antes era uma “boa nova”, um sopro de modernidade para os corações latinos, torna-se algo ameaçador, capaz de corromper os sólidos pilares da modernidade europeia. Pensando nessas abordagens, a implantação do pentecostalismo brasileiro em Portugal torna-se curiosa, uma vez que é compreendida, por um lado, como uma corrupção da tradição católica portuguesa e, por outro, como um surto irracionalista, um entrave à europeização portuguesa. Dito isso, o objetivo desse trabalho é analisar como os atores sociais acionam esses aspectos nas diversas frentes de resistência ao crescimento pentecostal no país.



Resumo Inglês:

The impact of new religious modalities on "local cultures" is a classic theme of Social Sciences. Building on the weberian thesis, many social scientists have examined the adhesion of the growing population contingents to Pentecostal Protestantism in the undeveloped world in its positive relationship with the establishment of capitalist modernity. However, when it comes to the deployment of these religious movements in Europe, what was once a "good new", a blow of modernity to the hearts of modern Latin, becomes something threatening, capable of corrupting the solid pillars of European modernity. Thinking about these approaches, the implementation of Brazilian Pentecostalism in Portugal becomes curious, since it is understood, first, as a corruption of the Portuguese Catholic tradition and, secondly, as an irrational outbreak, an obstacle to the europeanization of Portugal. In this way, the aim of this study is to examine how social actors trigger these aspects in the various fronts of resistance to Pentecostal growth in the country.