“MADE IN MIAMI”: A (RE)CONSTRUÇÃO DA TRAJETÓRIA DA CANTORA CAMILA CABELLO ATRAVÉS DE UMA CINEBIOGRAFIA

Revista de História Bilros

Endereço:
Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi
Fortaleza / CE
60120-013
Site: http://www.seer.uece.br/bilros
Telefone: (85) 3101-9763
ISSN: 2357-8556
Editor Chefe: Prof. Dr. Francisco José Gomes Damasceno
Início Publicação: 30/11/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

“MADE IN MIAMI”: A (RE)CONSTRUÇÃO DA TRAJETÓRIA DA CANTORA CAMILA CABELLO ATRAVÉS DE UMA CINEBIOGRAFIA

Ano: 2019 | Volume: 7 | Número: 14
Autores: Igor Lemos Moreira
Autor Correspondente: Igor Lemos Moreira | [email protected]

Palavras-chave: cinebiografia, Camila Cabello, música Pop, História do tempo presente.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A cinebiografia “Made in Miami - (Artist Spotlight Story) - Camila Cabello”, lançada em 27 de Fevereiro de 2018 é o primeiro documentário feito sobre a vida da cantora de ascendência cubana Camila Cabello. O presente trabalho analisa essa primeira produção que tem como tema principal a trajetória pessoal e artista da cantora que inicia seu processo de migração para os Estados Unidos. De maneira linear, se observa que a cinebiografia, enquanto um gênero de documentário, procura construir uma determinada narrativa sobre a vida da artista articulando depoimentos, imagens e sons. Nesse sentido, o trabalho se divide em três sessões que abarcam alguns dos vários elementos que permeiam o documentário. Em um primeiro momento são levantados alguns aspectos sobre a noção de cinebiografia e a escrita da História. Em seguida se analisa a construção da narrativa de Made In Miami, com ênfase no uso dos depoimentos e da construção de representações sobre a cantora. Por fim, se discute o uso da sonoplastia na cinebiografia através da noção de paisagem sonora.



Resumo Inglês:

The cinebiography "Made in Miami - (Artist Spotlight Story) - Camila Cabello," Launched February 27, 2018 and the first documentary made on the life of the Cuban singer ancestry Camila Cabello. The present study analyzes that first production that has as its main theme the singer's personal trajectory that his process of migration to the United States. The linear way, if it notes that a biopic, while a gender of the documentary, seeks to build on a certain narrative the life of the artist articulating testimonials, images and jackets. In this sense, the work is divided into three days that cover some of the various elements that permeate the documentary. In the first place some questions are raised about the notion of cinebiography and a writing of history. Next, a construction of the narrative of Made in Miami is analyzed, in phase of not using the testimonies and the construction of representations about a singer. Finally, it discusses the use of the soundplasty in the biobiography through the notion of sonorous landscape.