“Malena canta el tango como ninguna” : o tango em feminino

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

“Malena canta el tango como ninguna” : o tango em feminino

Ano: 2014 | Volume: 16 | Número: 28
Autores: Avelino Romero Pereira
Autor Correspondente: Avelino Romero Pereira | [email protected]

Palavras-chave: tango e sociedade argentina; representações de gênero; do projeto modernizador ao peronismo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Considerando tango, sociedade e cultura na Argentina, o trabalho aborda diferentes representações do feminino e das relações de gênero em três conjunturas. No início do século XX e nos anos 1920, a análise das letras de tango selecionadas destaca temas como a prostituição, a traição amorosa e a ascensão social das mulheres sob a ótica de narradores masculinos ou femininos. Em contraste, nos anos peronistas observa-se uma alteração temática afinada com a suposta valorização do elemento feminino, que se pode ler nas letras escritas pelo poeta Homero Manzi. As tensões em torno das novas representações são analisadas a partir do significado político de Eva Perón, da trajetória artística e privada da cantora Nelly Omar e de seu conturbado relacionamento com o poeta.



Resumo Inglês:

Considering tango, society and culture in Argentina, this paper analyses different representations of gender relations in three contexts. In the beginnings of the XXth century and in the 1920’s, the analysis of selected tango lyrics shows themes as prostitution, love betrayal and the social ascension of women viewed by male or female narrators. In contrast, during the peronist years there is a remarkable thematic change related to the supposed valorization of women, that can be read on the lyrics written by poet Homero Manzi. Tensions related to the new representations are analysed by taking account the political meaning of Eva Perón, the artistic and private life of the singer Nelly Omar and her relationship with the poet.