A “moda” das aparelhagens

Ponto Urbe

Endereço:
Avenida Professor Luciano Gualberto - 315, sala 22 - Butantã
São Paulo / SP
05508-010
Site: https://journals.openedition.org/pontourbe/
Telefone: (11) 3091-3171
ISSN: 19813341
Editor Chefe: Profª. Drª. Silvana de Souza Nascimento
Início Publicação: 06/08/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia

A “moda” das aparelhagens

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 19
Autores: A. F. de Lima
Autor Correspondente: A. F. de Lima | [email protected]

Palavras-chave: festa; aparelhagem; drama; performance; Belém do Pará

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo desenvolvo observações acerca da dinâmica “evolutiva” das chamadas festas de aparelhagem, a partir de sua recente projeção em Belém do Pará, apresentando alguns aspectos concernentes à sua reprodução no contexto citadino, incluindo suas dimensões pública e estético-performática. Utilizo-me de teorias construídas no âmbito das Ciências Sociais sobre a função e o significado das expressões festivas, especialmente, no que diz respeito à relação entre festa e cotidiano. Por meio de tais considerações, delimitei heuristicamente um quadro composto por três aspectos mutuamente envolvidos: a) a dimensão estrutural do evento festivo, marcada pela ordem da diferenciação suntuosa (estética, plástica, dramática e performática), b) a reprodução pública, correspondente às estratégias publicitárias, às veiculações nos meios de comunicação locais e regionais e à divulgação e promoção dos elementos relativos ao primeiro aspecto e c) as redes de sociabilidades, esteticidades, códigos de identificação grupal, gramaticalidades, afetividades, devidamente representados ordinária e eventualmente.



Resumo Inglês:

This article describes the recent prominence and the “evolutionary” dynamics of festas de aparelhagem in Belem, presenting some related aspects to its reproduction in the context of the city, including their public and aesthetic-performative dimensions. We carry out a debate with Social Sciences theories on function and meaning of festive expressions, especially with regard to the relationship between festivities and everyday life. Through these considerations, a framework was delimited heuristically, composed of three aspects mutually involved: a) the structural dimension of the festive event, marked by order of monumental differentiation (aesthetic, plastic, dramatic and performative); b) the public performance, corresponding to advertising strategies, the broadcasts in local and regional media and the dissemination and promotion of elements related to the first aspect; and c) the sociability networks, aesthetic interests, group identification codes, grammaticality, affectivity, duly represented ordinary and eventually.