“Nenhum poema a menos” a vida de Susana Chávez contada a partir da teoria ator-rede. Articulações e desafios

Aurora (UNESP. Marília)

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ISSN: 1982-8004
Editor Chefe: Agnaldo dos Santos
Início Publicação: 30/11/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Multidisciplinar

“Nenhum poema a menos” a vida de Susana Chávez contada a partir da teoria ator-rede. Articulações e desafios

Ano: 2019 | Volume: 12 | Número: 1
Autores: Camila Rodrigues Silva
Autor Correspondente: Camila Rodrigues Silva | [email protected]

Palavras-chave: Teoria Ator-Rede. Susana Chávez. Direitos das Mulheres. Mobilizações femininas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo se propõe trazer breves reflexões a respeito da Teoria de Ator-Rede (TAR) apresentada por John Law em sua obra “Notas sobre a Teoria do Ator-Rede: ordenamento, estratégia, e heterogeneidade” (1992) e por Bruno Latour (2012) em sua obra: “Reagregando o Social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede” a partir de três momentos da vida de Suzana Chaves: 1) Denúncia dos assassinatos de desaparecimentos de mulheres e a omissão do Estado para resolução dos conflitos; 2) Assassinato de Suzana e o ativismo político gerado a partir de sua morte; 3) Como sua história torna-se um símbolo criando uma narrativa sobre os feminicídios e direitos das mulheres que vai além do contexto local (Cidade Juarez, México). A partir desses três momentos distintos de sua vida, pretendo articular e mostrar como os diferentes atores-redes e atrizes-redes (humanos e não humanos) vão interagindo em cada um desses momentos a partir do papeis que desempenham.



Resumo Espanhol:

El presente artículo se propone traer breves reflexiones acerca de la Teoría de Actor-Red (TAR) presentada por John Law en su obra “Notas sobre la Teoría del Actor-Red: ordenamiento, estrategia, y heterogeneidad” (1992) y por Bruno Latour (2012) en su obra: “Reagregando la social: Una introducción a la teoría actor-red” a partir de tres momentos de la vida de Susana Chávez: 1) la denuncia de los asesinatos y las desapariciones de mujeres y el fracaso del Estado para resolver de los conflictos; 2) Asesinato de Suzana y el activismo político generado a partir de su muerte; 3) Como su historia se convierte en un símbolo creando una narrativa sobre los feminicidios y derechos de las mujeres que van más allá del contexto local (Ciudad Juárez, México). A partir de estos tres momentos distintos de su vida, pretendo articular y mostrar cómo los diferentes actores y actrices-redes (humanos y no humanos) van interactuando en cada uno de esos momentos a partir de los papeles que desempeñan.