O artigo aborda algumas das configurações de gênero e raça na obra do compositor Dorival Caymmi, cujas representações poéticas se expressam em múltiplos significantes: a “baianaâ€, a “negaâ€, a “pretaâ€, a “mulata†e a “morenaâ€. Com esse intuito, recorreremos à mediação conceitual dos estudos culturais pós-coloniais para desvendar o olhar de um sujeito lÃrico duplamente obcecado pela exaltação à baiana arquetÃpica, como sÃmbolo autêntico de nacionalidade, e pelo elogio da baianidade, como força motriz de uma ancestralidade original
The article discusses gender and race in the work of the composer Dorival Caymmi, who expresses his poetic representations through multiple significants: the “baianaâ€, the “negaâ€, the “pretaâ€, the “mulata†and the “morenaâ€. To this end, we will resort to the conceptual mediation of post-colonial cultural studies to unveil the desiring gaze of a lyrical subject obsessed by the exaltation of the archetypal baiana as an authentic symbol of nationality, and the praise of I as the driving force an original ancestry.