“O mundo se despedaça” na sala de aula: contranarrativas, olhares por dentro e o ensino de história (da África) e literatura

Periferia

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ISSN: 19849540
Editor Chefe: Ivan Amaro e Dilton Ribeiro Couto Junior
Início Publicação: 31/12/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação

“O mundo se despedaça” na sala de aula: contranarrativas, olhares por dentro e o ensino de história (da África) e literatura

Ano: 2018 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Lázaro de Souza Barbosa, Pedro Alberto Cruz de Souza Gomes
Autor Correspondente: Lázaro de Souza Barbosa | [email protected]

Palavras-chave: literatura, ensino de história, religiosidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 O presente esforço intelectual tem por objetivo apresentar o diálogo entre história e literatura como possibilidade viável no ensino de história. Com a utilização do romance “O mundo se despedaça”, de Chinua Achebe, abre-se caminhos para o entendimento da história da África e dos africanos como preconizam as leis 10. 639/2003 e 11. 645/2008, e para a contraposição às históricas narrativas que negativizaram, ou negaram as experiências subjetivas, conceituais, teológicas e culturais de africanos no tempo, no espaço e na diáspora. Para isso se utiliza de reflexões de autores como Carlos Moore, Jack Goddy, Walter Mignolo e Edward Said. O trabalho apresenta considerações sobre as relações entre história e literatura, cotextualiza historicamente a obra do escritor nigeriano Chinua Achebe, analisa representação literária que o escritor faz sobre a religiosidade do povo Ibo e, por fim, pensa uma perspectiva de insurgência epistêmica com a utilização do livro “O mundo se despedaça” como recurso didático para o ensino de história.



Resumo Inglês:

 The present intellectual effort aims to present the dialogue between history and literature as a viable possibility in the teaching of history. With the use of Chinua Achebe's novel "The world is shattered", it opens the way to the understanding of the history of Africa and of the Africans as foreseen by the laws 10. 639/2003 and 11.645/2008, and for the contraposition to historical narratives that have negativized or denied the subjective, conceptual, theological, and cultural experiences of Africans in time, space, and diaspora. For that it uses of reflections of authors like Carlos Moore, Jack Goddy, Walter Mignolo and Edward Said. The work presents considerations on the relations between history and literature, historically cotextualizes the work of the Nigerian writer Chinua Achebe, analyzes the literary representation that the writer makes about the religiosity of the Ibo people and, finally, thinks a perspective of epistemic insurgency with the use of book "The world shatters" as didactic resource for the teaching of history.