“OS POBRES TAMBÉM SÃO GENTE” BREVE REFLEXÃO SOBRE O ESTADO DA CULTURA EM SANTARÉM, PORTUGAL

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ISSN: 15193276
Editor Chefe: Teresinha Maria Duarte
Início Publicação: 30/04/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

“OS POBRES TAMBÉM SÃO GENTE” BREVE REFLEXÃO SOBRE O ESTADO DA CULTURA EM SANTARÉM, PORTUGAL

Ano: 2012 | Volume: 12 | Número: 2
Autores: M.T.Lopes
Autor Correspondente: M.T.Lopes | [email protected]

Palavras-chave: Identidade cultural, Cultura popular, Povo. Santarém, Estado Novo. / Cultural identity, Popular culture, People, Santarem, New State.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo pretende analisar
a obra de cultura popular desenvolvida na cidade portuguesa de Santarém
durante o período do Estado Novo. A
partir de expressões como “os pobres
também são gente” e “todos têm direito à cultura” estudou-se a influência
de um grupo privilegiado na difusão
cultural dos mais desfavorecidos. Assim, abordaram-se os conceitos de
cultura popular e identidade regional
num período de implementação e afirmação do Estado Novo. A “política
do espírito” defendida pelo regime de
Salazar beneficiou de adaptações regionais como se pode verificar pela realidade vivida na cidade de Santarém.
Aí, um grupo de homens liderado por
Manuel Ginestal Machado definiu um
amplo projecto de coordenação cultural que pretendeu alargar os horizontes dos menos favorecidos. Ao longo
deste estudo, também se abordou a
importância das associações culturais
e recreativas na dinâmica cultural da
cidade sem esquecer a estratificação
social protagonizada por algumas. A
partir dos estudos de Burke, Revel,
Chartier e Eagleton estudou-se a possibilidade de definir a acção do homem em torno da acção cultural.



Resumo Inglês:

This article analyses the
work of popular culture developed in
the portuguese city of Santarem during the New State. From expressions
like “the poor are people, too” and
“everyone has the right to culture”
studied the influence of a privileged
group in the cultural diffusion of the
disadvantaged. Thus, addressed the
concepts of popular culture and regional identity in a period of implementation and affirmation of the New
State. The “politics of spirit” defended
by the Salazar regime benefited from
regional adaptations as shown by the
reality lived in the city of Santarém.
There, a group of men led by Manuel
Machado Ginestal defined a broad
cultural project coordination aimed at
broadening the horizons of underprivileged. Throughout this study, also
addressed the importance of cultural
and recreational associations in the
cultural dynamics of the city without
forgetting social stratification starring
some. From the studies of Burke, Revel, Chartier and Eagleton studied the
possibility to define the action of man
around the cultural action.