Neste artigo nos detemos na análise dos desenhos de crianças de terreiro sobre o legado africano existente na festa de São Bartolomeu, que acontece na cidade de Maragojipe-Ba, situada no Recôncavo Baiano. O nosso objetivo centra-se em investigar como as crianças maragojipanas com identidade afro-brasileira desenham um dos territórios culturais do festejo a São Bartolomeu, santo católico sincreticamente relacionado ao orixá Oxumaré. Compreendemos que a cidade de Maragojipe possui um legado ancestral africano o qual faz parte da sua constituição histórica e cultural. Dessa forma, para além dos elementos da cultura ocidental católica, reverberados pela memória oficial, o espaço maragojipano apresenta também símbolos e mitos originários dos povos africanos e afro-brasileiros, os quais se territorializam através das identidades dos sujeitos, por exemplo, no momento de festejar o santo padroeiro da cidade. Na produção imagética das crianças, fez-se possível conhecer o universo cosmogônico dos seus territórios étnicos desde a preparação do festejo, até o momento em que os corpos, cores, cheiros e sabores celebram nas ruas da cidade São Bartolomeu e Oxumaré. Para tanto, desenvolvemos a investigação através de um estudo etnográfico, o qual possui em seus esteios básicos a prática da observação e análise das dinâmicas interativas e comunicativas dos sujeitos em seus espaços. Em diálogo com o método etnográfico a investigação teve como guia norteador a “Hermenêutica da Profundidade defendida por Thompson (1998) que assevera o estudo das formas simbólicas como fundamentalmente e inevitavelmente uma questão de compreensão e interpretação. Ainda nesse viés, utilizamos a Metodologia Dialética de Vasconcellos (1992) como base para o desenvolvimento das oficinas com as crianças. Assim, por meio das produção imagéticas das crianças foi possível conhecer o território cultural da festa de São Bartolomeu através do olhar de quem experiência o festejo a partir do seu próprio território e das relações estendidas com o universo cultural africano e afro-brasileiro.
In this article we focus on the analysis of children's drawings of terreiro on the African legacy existing in the feast of St. Bartholomew, which takes place in the city of Maragojipe-Ba, located in the Recôncavo Baiano. Our objective is to investigate how the Maragojipan children with Afro-Brazilian identity design one of the cultural territories of the celebration of St. Bartholomew, a Catholic saint syncretically related to the Oxumaré orixá. We understand that the city of Maragojipe has an African ancestral legacy which is part of its historical and cultural constitution. Thus, in addition to the elements of Western Catholic culture reverberated by the official memory, the Maraganjipan space also presents symbols and myths originating from the African and Afro-Brazilian peoples, which are territorialized through the identities of the subjects, for example, at the moment of to celebrate the patron saint of the city. In the imagery production of children, it became possible to know the cosmogonic universe of their ethnic territories from the preparation of the celebration, to the moment in which the bodies, colors, smells and flavors celebrate in the streets of the city of São Bartolomeu and Oxumaré. For that, we developed the research through an ethnographic study, which has in its basic essentials the practice of observation and analysis of the interactive and communicative dynamics of the subjects in their spaces. In a dialogue with the ethnographic method, the research had as its guiding guide the "Hermeneutics of Depth" defended by Thompson (1998) which asserts the study of symbolic forms as fundamentally and inevitably a matter of understanding and interpretation. Still in this bias, we use the Dialectic Methodology of Vasconcellos (1992) as a basis for the development of workshops with children. Thus, through the children's image production; it was possible to know the cultural territory of the feast of St. Bartholomew through the eyes of those who experience the celebration from their own territory and the extended relations with the African and Afro-Brazilian cultural universe.