“Pensar pela pena que desliza, falar pela boca que se fecha”: Emília Dantas Ribas como a primeira romancista dos Campos Gerais (Paraná, 1949)

Espacialidades

Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova. CCHLA, Sala 812.
Natal / RN
59078-970
Site: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades
Telefone: (84) 8826-6737
ISSN: ISSN: 1984-817X
Editor Chefe: Lígio José de Oliveira Maia
Início Publicação: 30/11/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

“Pensar pela pena que desliza, falar pela boca que se fecha”: Emília Dantas Ribas como a primeira romancista dos Campos Gerais (Paraná, 1949)

Ano: 2018 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: C. A. Guebert
Autor Correspondente: C. A. Guebert | [email protected]

Palavras-chave: emília dantas ribas, espaço, literatura, gênero, escritoras, paraná.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Na articulação entre História, Literatura e Estudos de Gênero, este artigo propõe uma reflexão sobre a trajetória e parte da obra escrita de Emília Dantas Ribas (1907-1978), que atuou como professora, oradora de rádio e escritora entre as cidades de Ponta Grossa e de Curitiba, no Paraná. A publicação do romance “A Primavera Voltará” (1949), de sua autoria, possibilitou que ela fosse (re)conhecida em sua época como a primeira romancista da região dos Campos Gerais. À luz das condições históricas da sua inserção social e do próprio processo de “fazer-se escritora” em torno da produção desse espaço, compreendemos a escrita ficcional de Emília como um locus para pensar relações de poder, anseios, estratégias e agências partilhadas por mulheres de elite no país dos anos 1940 e 1950.



Resumo Inglês:

In the articulation between History, Literature and Gender Studies, this article proposes a reflection on the trajectory and part of the written work of Emília Dantas Ribas (1907- 1978), who acted as teacher, radio speaker and writer between the cities of Ponta Grossa and Curitiba, Paraná. The publication of the novel "A Primavera Voltará" (1949) ("The Spring Will Return"), by its author, made it possible for her to be (re) known in her time as the first novelist of the Campos Gerais region. In light of the historical conditions of her social insertion and of the process of "becoming a writer" around the production of that space, we understand Emilia's fictional writing as a locus for thinking power relations, yearnings, strategies and agencies shared by elite women in Brazil of the 1940s e 1950s.