“Porque a Criança Cozinha na Polenta”: Aglaja Veteranyi na adaptação da Cia. Teatral Mungunzá

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

“Porque a Criança Cozinha na Polenta”: Aglaja Veteranyi na adaptação da Cia. Teatral Mungunzá

Ano: 2021 | Volume: 3 | Número: 42
Autores: Juliana Pablos Calligaris
Autor Correspondente: Juliana Pablos Calligaris | [email protected]

Palavras-chave: Teatro, Multimodalidade, Multimidialidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo buscou observar a adoção de recursos multimodais na construção dramatúrgica de “Porque a Criança Cozinha na Polenta“, dirigido por Nelson Baskerville. Trata-se da adaptação para a teatro do romance autobiográfico de Aglaja Veteranyi, escritora, diretora e atriz romena que fugira para a Europa ocidental com a família durante a ditadura de Nicolae Ceausescu. A partir de análise multimodal, com exemplos comentados por Mondada e Lehmann como a noção de densidade modal e o uso de multimídia no teatro pós dramático, investiguei as escolhas estéticas da encenação. Considerei a importância da recepção como elemento de efetivação da questão fenomenológica, pois a relação com o público é elemento fundante da poética teatral contemporânea.



Resumo Inglês:

This article sought to observe the adoption of multimodal resources in the dramaturgical construction of “Why the Child is Coking in the Polenta”, directed by Nelson Baskerville. It is the theater adaptation of the autobiographical novel by Aglaja Veteranyi, a Romanian writer, director and actress who fled to Western Europe with her family during Nicolae Ceausescu's dictatorship. From a multimodal analysis, with examples commented by Mondada and Lehmann such as the notion of modal density and the use of multimedia in post-dramatic theater, I investigated the aesthetic choices of staging. I considered the importance of reception as an element of realization of the phenomenological question, as the relationship with the public is a fundamental element of contemporary theatrical poetics.