Neste artigo procuramos refletir sobre o teor confessional dos textos produzidos para o item “quem sou eu†do site de relacionamentos Orkut. A pesquisa focalizou os graduandos das quatro séries do curso de
Letras (habilitação em lÃngua e literaturas de lÃngua portuguesa ICHS/CUR/UFMT, no ano de 2010). O corpus para análise foi constituÃdo por 64 textos do item “quem sou eu†que estavam disponÃveis na rede durante o perÃodo. Os resultados iniciais mostram que 72,90% dos alunos entrevistados são participantes do Orkut, mas apontam para a construção do “eu†voltada para a visibilidade e não para a singularização pela escrita. Por meio da análise deste corpus preciso, passa-se a acreditar que a confissão como narrativa autodiegética que singulariza o “eu†narrador por meio de matizes únicos conseguidos por um trabalho especÃfico com a linguagem foi substituÃda pela exposição padronizada ou por clichês, numa forma de propaganda de si que difere das formas tradicionais de confissão literária consagradas pela historiografia ocidental.
En este artÃculo buscamos reflexionar sobre el contenido confesional de texto producidos para la sección ‘Quién soy yo†del sitio de relacionamientos Orkut. La investigación se centra en los académicos de las cuatro series del curso de Letras con habilitación en lengua y literaturas de lengua portuguesa ICHS/CUR/UFMT, en el anõ de 2010. El corpus de análisis se constituye por 64 textos de la sección disponibles en la red en este perÃodo. Los resultados iniciales de la encuesta muestran que 72,90% de los alumnos participan del Orkut, pero apuntan para la construcción del yo con intenciones volcados no para la singularización a través de la escritura, sino para la visibilidad. El analisis de este corpus especÃfi co hace pensar que la confi sión como narrativa autodiegética que singulariza el yo narrador a través de matices únicos logrados por un trabajo especÃfi co con el lenguaje se sustituye por la exposición tipifi cada o por clichés, una forma de propaganda de uno mismo que difi ere de la formas tradicionales de confisión literaria consagradas por la historiografÃa tradicional.