“Remédios para amansar a fera”: as regras para o bem viver e as orientações para os mal casados viverem em paz em um manual de devoção do século XVIII

Locus

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ISSN: 1413-3024
Editor Chefe: Leandro Pereira Gonçalves
Início Publicação: 01/01/1995
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

“Remédios para amansar a fera”: as regras para o bem viver e as orientações para os mal casados viverem em paz em um manual de devoção do século XVIII

Ano: 2014 | Volume: 20 | Número: 1
Autores: Eliane Cristina Deckmann Fleck, Mauro Dillmann Tavares
Autor Correspondente: Eliane Cristina Deckmann Fleck | [email protected]

Palavras-chave: Casamento, Mulheres, Manual de devoção

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, nos detemos nas orientações que deveriam ser seguidas pelos fiéis católicos para a garantia de um bom matrimônio, propostas pelo padre português João Franco, no manual de devoção Mestre da Virtude, de 1745. Ao definir o que era um mau casamento e ao propor os remédios que deveriam ser mpregados para a resolução de problemas matrimoniais, o dominicano João Franco não apenas evidencia a visão de família e as relações de gênero vigentes no século XVIII, como a importância que a Igreja conferia ao sacramento do casamento e o seu empenho para continuar definindo as regras para o bem viver em uma sociedade que, em meio aos primeiros sinais da crise do Antigo Regime, vivenciava intensa transformação.

Resumo Inglês:

In this article, we hold attention to the orientations that should be followed by catholic believers to guarantee a good marriage and which are found in the devotion manual Mestre da Virtude, written by portuguese priest João Franco, in 1745. In defining what was a bad marriage and in proposing the remedies that should be employed for the resolution of marriage problems, Dominican João Franco doesn’t only highlight the views on family and the gender relations in effect in the 18th century, but also the importance the Church bestowed to the sanctity of marriage and its endeavor to keep setting the rules of good living in a society that, in the midst of the first signs of the crisis of the Old Regime, experienced intense transformation.