“Requebrando os quadris”: jazz e transgressão feminina nas revistas ilustradas cariocas da década de 1920

Locus

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ISSN: 1413-3024
Editor Chefe: Leandro Pereira Gonçalves
Início Publicação: 01/01/1995
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

“Requebrando os quadris”: jazz e transgressão feminina nas revistas ilustradas cariocas da década de 1920

Ano: 2019 | Volume: 25 | Número: 2
Autores: Karla Carloni
Autor Correspondente: Karla Carloni | [email protected]

Palavras-chave: jazz, mulher, dança, transgressão, revistas ilustradas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem por objetivo avaliar como durante a década de 1920 locais destinados à prática de danças sociais na cidade do Rio de Janeiro se transformaram em espaços de transgressão feminina. A hipótese central é de que as mulheres pertencentes às camadas médias da sociedade se apropriaram de danças executadas ao som do jazz e desenvolveram um novo léxico corporal que questionava os padrões de comportamento em um momento de transformações sociais e políticas. O gênero musical e suas danças representavam a cultura diaspórica negra e o cosmopolitismo das principais capitais ocidentais. As revistas ilustradas contêm discursos conservadores que tentavam controlar “o sexo frágil” e revelam como as jovens ao som das “músicas modernas” tomaram o espaço público buscando se libertar do controle masculino.



Resumo Inglês:

This article aims to evaluate how during the 1920s social dance venues in the city of Rio de Janeiro became spaces for female transgression. The central hypothesis is that women from the middle classes of society appropriated dances performed to the sound of jazz and developed a new body lexicon that questioned behavior patterns at a time of social and political transformation. The musical genre and its dances represented the black diasporic culture and cosmopolitanism of the major western capitals. The illustrated magazines contain conservative speeches that tried to control “fragile sex” and reveal how young women to the sound of “modern music” took over public space seeking to free themselves from male control.



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene como objetivo evaluar cómo, durante la década de 1920, los lugares de baile social en la ciudad de Río de Janeiro se convirtieron en espacios para la transgresión femenina. La hipótesis central es que las mujeres de las clases medias de la sociedad se apropiaron de los bailes interpretados al son del jazz y desarrollaron un nuevo léxico corporal que cuestionaba los patrones de comportamiento en un momento de transformación social y política. El género musical y sus bailes representaban la cultura diaspórica negra y el cosmopolitismo de las principales capitales occidentales. Las revistas ilustradas contienen discursos conservadores que intentaron controlar el "sexo frágil" y revelan cómo las mujeres jóvenes con el sonido de la "música moderna" tomaron el espacio público buscando liberarse del control masculino.