“SE ELA TE MORDER E COMER TERRA VERMELHA VOCÊ MORRE NA HORA”: DIALOGANDO COM OS SABERES SOBRE OS AMPHISBAENIA (SQUAMATA) EM COMUNIDADES RURAIS DE BREJÕES E UBAÍRA, BA.

Revista Ouricuri

Endereço:
Rua das Gangorras, 503, CHESF, Universidade do Estado da Bahia - Campus VIII
Paulo Afonso / BA
48608-240
Site: http://www.revistaouricuri.uneb.br
Telefone: (75) 3281-7364
ISSN: 2317-0131
Editor Chefe: Eliane Maria de Souza Nogueira
Início Publicação: 31/12/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

“SE ELA TE MORDER E COMER TERRA VERMELHA VOCÊ MORRE NA HORA”: DIALOGANDO COM OS SABERES SOBRE OS AMPHISBAENIA (SQUAMATA) EM COMUNIDADES RURAIS DE BREJÕES E UBAÍRA, BA.

Ano: 2013 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Marcio Harrison dos Santos Ferreira
Autor Correspondente: Marcio Harrison dos Santos Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: Amphisbaenia. Etnobiologia. Educação do Campo. Pedagogia da Alternância. Cobra-de-duas-cabeças.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os anfisbenídeos são répteis Squamata, popularmente conhecidos como cobra-de-duas-cabeças. Eles são comuns no meio rural, mas raramente avistados devido ao seu hábito fossorial. Objetivando avaliar as concepções dos moradores do meio rural sobre esses animais e promover uma ação educativa visando o diálogo de saberes (através de uma Pesquisa-ação) foram realizadas entrevistas semiestruturadas, entre Fevereiro e Maio de 2013, em 18 comunidades rurais dos Municípios de Brejões e Ubaíra, Bahia. Participaram 30 alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Proeja, Pedagogia da Alternância, do IF Baiano (Campus Santa Inês, Turma 2012.2) e 101 indivíduos com idades entre sete e 85 anos e diferentes níveis de escolarização (83% com ensino básico incompleto e 17% não escolarizados). Dentre os resultados obtidos destaca-se: a) 97% afirmaram conhecer e o identificaram como “cobra-de-duas-cabeças”. b) Para a maioria dos entrevistados é um animal perigoso em razão da sua mordida, por este ser classificado como cobra e/ou por apresentar veneno. c) O período mais quente e chuvoso foi o mais citado pelos entrevistados para a época de ocorrência do animal. d) Preponderaram crenças como a de que a mordida desse animal possa causar a morte da “vítima” caso ela coma terra vermelha logo após o “ataque”. Esses animais ao serem considerados perigosos e/ou venenosos, tornam-se crescentemente vulneráveis à extinção uma vez que muitos dos entrevistados (>70%) afirmaram que o matariam caso o encontrassem. O estudo mostra que metodologias educacionais como a pesquisa-ação aplicada na educação do campo são relevantes para as práticas pedagógicas desenvolvidas nas comunidades.



Resumo Inglês:

Amphisbaenids are fossorial Squamata reptiles popularly known as two-headed snakes, and they are common in rural environments but rarely seen due to their fossorial habits. Aiming at documenting rural workers’ conceptions (folk knowledge) with regard to these animals, as well at promoting action research establishing a dialogue between popular and scientific knowledge, this study was carried out in 18 rural communities in the towns of Brejões and Ubaíra, located in Bahia, a state in Northeastern Brazil. Between February and May 2013, folk knowledge was investigated through semi-structured interviews with 131 individuals varying from 7 to 85 years of age and coming from various levels of education. Among the main results are the following: a) 97% of the individuals identified the animal as a two-headed snake; b) Most of the interviewers (over 80%) regarded it as a dangerous animal due their bite or classified it as a poisonous snake; c) About 70% of the interviewers said that they would kill this animal if they encountered it, thereby increasing its vulnerability status in conservation criteria; d) Most individuals identified the rainy and warm seasons like that of occurrence of this animal; e) It is a common belief that their bite can even lead to death if this “snake” eats red soil after the attack. Our study shows that educational methodologies like action research applied to rural education are relevant to the pedagogical practices which are used in such communities.