“Shippers” no Twitter: práticas de fãs de ficção televisiva

Lumina

Endereço:
FACOM - Universidade Federal de Juiz de ForaRua Professor Lourenço Kelmer, s/nCampus Martelos
Juiz de Fora / MG
36036-330
Site: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina
Telefone: (32) 2102-3601
ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

“Shippers” no Twitter: práticas de fãs de ficção televisiva

Ano: 2017 | Volume: 11 | Número: 2
Autores: F. Castilho, T. Penner
Autor Correspondente: F. Castilho | [email protected]

Palavras-chave: televisão, audiências, fãs, twitter, ficção televisiva

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O crescimento da figura do fã e suas respectivas práticas nas redes sociais vêm se tornando cada vez mais um objeto de estudo de relevo no campo dos estudos de televisão e ficção em diferentes contextos, inclusive no Brasil (LOPES et al., 2015). A proposta desse artigo é observar manifestações culturais dos fãs de títulos de ficção da TV aberta na plataforma social Twitter. Procuramos centralizar a análise na prática do shipping com uso de hashtags, sistema de indexação utilizada pelos fãs com frequência no Twitter, a partir de dois títulos ficcionais de grande audiência, de modo a identificar diversos tipos de performance (PEARSON, 2010) e possíveis alianças afetivas (GROSSBERG, 1992). Tal análise, realizada de forma exploratória com uso de ferramentas de quantificação de palavras-chave, indicou como resultados a construção de mapas de importância e identificação cultural que facilitam o agrupamento dos fãs por interesses cada vez mais específicos, apontando o aumento da sofisticação das práticas dos fãs e consequente interesse das emissoras por esses fenômenos.



Resumo Inglês:

The growth of fan figure and its respective practices in social networks have become increasingly a relevant study object in the field of television and fiction research in different contexts, including Brazil (LOPES et al., 2015). The purpose of this article is to observe cultural manifestations of fans of free-to-air television fiction titles on the social platform Twitter. We have tried to centralize the analysis in the practice of shipping using hashtags, the indexing system applied by fans frequently on Twitter, from two brazilian telenovelas of great audience, in order to identify different types of performance (PEARSON, 2010) and possible affective alliances (GROSSBERG, 1992). This analysis carries out in an exploratory manner using keyword quantification tools. As main results, we have the construction of maps related to importance and cultural identification that improves fans grouping by increasingly specific interests, pointing to the sophistication of fans‟ practices and the consequent interest by the media industry in these phenomena.