“Sozaboy: a novel in rotten English”, de Ken Saro-Wiwa: os sintomas de uma modernidade pós-colonial e uma alegoria da soberania nacional nigeriana

Guavira Letras

Endereço:
Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 - Distrito Industrial II
Três Lagoas / MS
79613-000
Site: http://www.guaviraletras.ufms.br
Telefone: (67) 3509-3701
ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

“Sozaboy: a novel in rotten English”, de Ken Saro-Wiwa: os sintomas de uma modernidade pós-colonial e uma alegoria da soberania nacional nigeriana

Ano: 2015 | Volume: 11 | Número: 21
Autores: Celina de Oliveira Barbosa Gomes, Ângela Lamas Rodrigues
Autor Correspondente: C. de O. B. Gomes, A. L. Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: “Sozaboy: a novel in rotten English”, Modernidade pós-colonial, Alegoria nacional

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Na Nigéria, dentre outras formas de prescrição, a modernidade se manifestou pelo fomento à constituição de um estado-nação pós-colonial pautado em um projeto nacional, cujo motor era mantido pela petro-economia. No entanto, a formação desta nação desconsiderava as peculiaridades de grupos étnicos que, apesar de estarem arrolados nestes planos, no que tange especialmente à sua participação na captação de recursos para a manutenção nacional, não seriam beneficiados por este sistema de integração de fronteiras, já que seus reais contextos de sobrevivência haviam sido descompensados pela colonização ou não conheciam o conceito de contemporaneidade. Isto suscitou diferentes conflitos entre estes coletivos e o estado, caracterizando confrontos como o da Guerra Civil entre a Nigéria e a Biafra, em 1967. Este trabalho pretende apresentar nuances do romance “Sozaboy: a novel in rotten English”, de Ken Saro-Wiwa, como indícios da devastadora entrada de populações, como a de Dukana, na modernidade, do período traumático que fora este momento e a complexidade da perda advinda desta iniciativa, configurando a alegoria da construção de uma soberania nacional pós-colonial que, na realidade, revela uma crise política e social da pós-independência nigeriana. Para isso, serão consultados teóricos como Na’Allah (1998), Quayson (1998), Eke (2000), Lincoln (2010), entre outros.



Resumo Inglês:

In Nigeria, among other forms of prescription, the modernity was manifest by promotion of the establishment of a post-colonial nation-state guided by a national project, whose engine was maintain by petroeconomy. However, the formation of this nation disregarded the peculiarities of ethnic groups that, despite being listed in these plans, in reference especially in the participation in capitation of resources for the national maintenance, would not benefit by this border integration system, as that their real survival contexts were uncompensated by colonization or did not know the concept of contemporaneity. This evoked different conflicts between these different collectives and the state, featuring clashes as the Civil War between Nigeria and Biafra in, 1967. This work intends to present nuances of the novel "Sozaboy: a novel in rotten English", by Ken SaroWiwa, as evidences of the devastating incoming of the populations, such as Dukana’s in modernity, of the traumatic period that was this moment and complexity of the loss arising from this initiative. This, in order to set up the allegory of building of a post-colonial national sovereignty that, in reality, reveals a political and social crisis of the Nigerian post-independence. Therefore, will be consulted theorists such as Na'Allah (1998), Quayson (1998) Eke (2000), Lincoln (2010), among others.