“Tomboy”: cinema homossexual e relações de gênero na formação inicial discente

Momento

Endereço:
Av. Itália, s/n, Km 08 Campus Carreiros - Carreiros
Rio Grande / RS
96201-900
Site: https://periodicos.furg.br/momento/index
Telefone: (53) 9810-8442
ISSN: 2316-3100
Editor Chefe: Gabriela Medeiros Nogueira
Início Publicação: 30/07/1983
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Multidisciplinar

“Tomboy”: cinema homossexual e relações de gênero na formação inicial discente

Ano: 2014 | Volume: 23 | Número: 1
Autores: Alessandro Garcia Paulino, Cláudia Maria Ribeiro
Autor Correspondente: Alessandro Garcia Paulino | [email protected]

Palavras-chave: Cinema. Diferenças. Educação. Homossexualidades.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo tem como panorama a formação inicial de professores/as nas temáticas das relações de gênero, sexualidades e cinema. Constitui um recorte da pesquisa de mestrado intitulada Cinema, Gênero e Sexualidades na formação inicial de professores e professoras. Para captar os enunciados dos discentes participantes da pesquisa utilizou-se a “Coleta Fílmica” e a metodologia do Grupo Focal (GF) que constitui um instrumento de pesquisa qualitativa. Foi utilizado o filme “Tomboy” (2011) cujas temáticas centrais abordaram as infâncias, as relações de gênero e as sexualidades. Para os/as participantes do Grupo Focal, foram propostas reuniões de modo a realizar discussões levando em consideração seus saberes a respeito destas temáticas e a partir do filme assistido. O material empírico advindo desses procedimentos de pesquisa foi articulado com as teorizações pós-estruturalistas e os estudos foucaultianos, buscando operar com o desafio de realizar este trabalho através dessas perspectivas. Notou-se que os/as discentes participantes anseiam pelas problematizações nas temáticas das relações de gênero e das sexualidades e de que há um chamamento urgente de intervenção por parte da Universidade para ampliar as possibilidades de um contínuo processo de formação. Por fim, o cinema possibilitou ampliar as discussões levando em consideração a educação para as imagens no processo de subjetivação dos/as participantes.