“UM DIA DE CÃO” DE CHICO BUARQUE: REFLEXÕES SOBRE O TEATRO INFANTIL EM TEMPOS DE DITADURA

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Editor Chefe: Jesuino Arvelino Pinto e Neusa Inês Philippsen
Início Publicação: 30/06/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

“UM DIA DE CÃO” DE CHICO BUARQUE: REFLEXÕES SOBRE O TEATRO INFANTIL EM TEMPOS DE DITADURA

Ano: 2016 | Volume: 9 | Número: 18
Autores: A. L. Precioso, D. A. Farias
Autor Correspondente: A. L. Precioso | [email protected]

Palavras-chave: “Um dia de cão”, teatro infantil, ditadura, análise do discurso

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No período da ditadura militar (1964-1985) ocorreram mobilizações sociais e políticas de forma
repressiva e opressora, tendo como forma de resistência a arte literária em sua estrutura
linguística, formal e discursiva. Neste aspecto a literatura infantil e juvenil, a partir de sua
revisitação aos moldes urbanos e incorporação dos problemas contemporâneos é apropriada aos
contextos históricos, ressaltadas nas obras literárias, canções e teatro, como constatada no
espetáculo “Os Saltimbancos” (1977) de Sérgio Buarque de Holanda, para este estudo, a canção
“Um dia de cão”, a qual denuncia um processo de assujeitamento cultural em virtude da grande
exportação de produtos culturais vindos dos Estados Unidos. Assim, a literatura, como
característica humanizadora e de formação conscientizadora, revela em seu gênero, o teatro
infantil, possibilidades de leitura que podem ser ancoradas na denúncia e na resistência
ideológica frente a um período de ditadura e repressão.