O artigo apresenta um breve histórico da relação entre a crÃtica feminista, os estudos queer e a análise fÃlmica (audiovisual). Num primeiro momento, situa a contribuição da teoria queer para o feminismo e o modo como a discussão perpassou os estudos de gênero no Brasil. Na sequência, recorre à análise das narrativas e técnicas visuais no cinema, considerando um contexto local de formulações estéticas e polÃ- ticas trans-fronteiriças, pós-década de 1970. Na produção analisada, conferese destaque a três documentários de Rita Moreira e Norma Bahia Pontes, realizados entre 1972 e 1976.
The article presents a brief history of the relationship between feminist criticism, queer studies and film analysis (audiovisual). At first, draws the contribution of queer theory to feminism and how the discussion crosspass gender studies in Brazil. Secondly, develops an analysis of narrative and visual techniques in film, considering the local context in relation to aesthetic and political cross-border formulations between the 70s and today. The article highlighs three documentaries produced by Rita Moreira and Norma Bahia Pontes, released in 1972-1976.