“Uma festa de argentinos e brasileiros”: diálogos sonoros entre Pixinguinha, Francisco Canaro e a Orquestra Típica Andreoni na década de 1920

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

“Uma festa de argentinos e brasileiros”: diálogos sonoros entre Pixinguinha, Francisco Canaro e a Orquestra Típica Andreoni na década de 1920

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Pedro de Moura Aragão
Autor Correspondente: Pedro de Moura Aragão | [email protected]

Palavras-chave: tango, música popular - Brasil, música popular - Argentina

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como foco o estudo de diálogos e trocas musicais entre Pixinguinha e músicos argentinos na década de 1920. Alinha-se com trabalhos recentes (BESSA, 2005; MENEZES BASTOS, 2005; COELHO, 2009) que têm procurado redimensionar a trajetória de Pixinguinha e seu papel na indústria fonográfica da primeira metade do século XX a partir de novos ângulos, colocando em relevo as múltiplas influências de um compositor e arranjador imerso em um sistema cosmopolita que exigia uma escuta diversificada e aberta a influências musicais estrangeiras. A primeira parte do artigo é focada na análise do tango La Brisa de Francisco Canaro, gravado pelo Grupo do Pixinguinha em 1922 e procura investigar evidências históricas que liguem os dois músicos neste período, além de realizar uma análise comparativa entre a gravação de Pixinguinha e outras gravações argentinas do mesmo ano. A segunda parte é dedicada ao estudo das relações entre Pixinguinha e a Orquestra Andreoni, orquestra que esteve no Rio de Janeiro no ano de 1928 e que realizou gravações de duas polcas e dois tangos argentinos do compositor brasileiro, além de apresentações em conjunto com a orquestra Os Batutas. Por meio destes dois estudos de caso, o artigo procura lançar novas luzes sobre gravações históricas pouco conhecidas que evidenciam processos de trânsito e de influências musicais múltiplas na carreira musical de Pixinguinha.



Resumo Inglês:

This paper is focused on the study of musical dialogues between Brazilian composer Pixinguinha and Argentinian musicians in the decade of 1920. It is based on recent research (BESSA, 2005; MENEZES BASTOS, 2005; COELHO, 2009) that tries to investigate Pixinguinha’s career and contribu tions through a transnational perspective, stressing international musical influences in his music trajectory. The paper is orga- nized in two parts. The first one is focused on the analysis of the tango La Brisa,written by Uruguaian/Argentinian composer Francisco Canaro. La Brisa was recor ded in 1922 by Pixinguinha and his group, and my aim here is to stablish a comparative analysis between this specific recording and Argentinians recordings from the same period made by interpreters such as Carlos Gardel and Orquestra Típica Andreoni. The second part is dedicated to the study of Pixinguinha’s relations with Orquestra Andreoni, a typical tango orchestra that had an intensive musical activity in Rio de Janeiro in 1928. Based on these two case-studies, this paper seeks to shed new lights on historical recordings that shows international influences and musical dialogues in Pixinguinha’s musical career.