A escritora norte-americana Shirley Jackson (1916-1965) criptografou elementos
temáticos em suas estórias, criando, portanto, uma mitologia inerente ao seu cosmo literário. O
presente objetivo é analisar como estes elementos inconspÃcuos contribuem para uma melhor
compreensão do conto Like Mother Used to Make (integrante da coleção de 1948 The Lottery and
Other Stories). A intenção é decodificar alguns destes elementos recônditos e discutir suas
contribuições para a interpretação deste conto. Para auxiliar na análise, uma abordagem metodológica
informal foi desenvolvida levando em consideração dois leitores hipotéticos, respectivamente um
leitor experiente e um inexperiente em relação à obra de Jackson. Esse sistema pretende exemplificar o
quão difusivos esses elementos podem ser. No estudo de Like Mother Used to Make, atenção especial
foi dedicada às expectativas (principalmente as frustradas) concernentes a papéis de gênero e a
relações de poder que se dão entre os três personagens principais: o dócil David Turner, sua vizinha
ruidosa Marcia (por quem ele é romanticamente atraÃdo) e um visitante inoportuno (que oferecerá
perigo imprevisto, considerando que o lar de David será ameaçado pela presença desta misteriosa
companhia, uma figura que habita as profundezas da mitologia de Shirley Jackson, o maligno demônio
James Harris.
American writer Shirley Jackson (1916-1965) inserted cryptic thematic-elements in her
stories, thus creating a mythology inherent to her literary cosmos. The present concern is to analyze
how these inconspicuous elements contribute to a better understanding of the short story Like Mother
Used to Make (featured in the 1948 collection The Lottery and Other Stories). The intention is to
decode some of these recondite elements and discuss their contribution to the interpretation of this
tale. To aid in the analysis, an informal methodological approach was devised taking into
consideration two hypothetical readers, namely a “novice Jackson reader†and an “experienced
Jackson readerâ€. This system intends to service as an example of how pervasive these cryptic elements
can be. In the study of Like Mother Used to Make, special attention was devoted to the (frustrated)
expectations regarding gender roles and power relations between the three main characters: the meek
David Turner, his loud neighbor Marcia (for whom he is romantically attracted to) and an ill-timed
visitor (who will offer unexpected danger, considering that David’s home will be threatened by the
presence of this mysterious third party, a figure who inhabits the depths of Shirley Jackson’s Lore, the
malignant demon James Harris.