“Votar é muito mais sério que mudar de canal de televisão”: as mobilizações da linguagem televisiva na campanha presidencial de Lula em 1989

Manduarisawa

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ISSN: 2527-2640
Editor Chefe: Monize Melo da Silva Chaves
Início Publicação: 22/09/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

“Votar é muito mais sério que mudar de canal de televisão”: as mobilizações da linguagem televisiva na campanha presidencial de Lula em 1989

Ano: 2023 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Lucas Cavalcante Estevão
Autor Correspondente: Lucas Cavalcante Estevão | [email protected]

Palavras-chave: Eleições, horário eleitoral, televisão, reflexão histórica, Lula

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho busca analisar a primeira campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Brasil em 1989, problematizando os projetos de nação postulados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e os usos da plataforma televisiva. A partir das necessidades em se discutir questões sociais cotidianas na televisão, a candidatura de Lula produz a Rede Povo, um espaço audiovisual desenvolvido no horário gratuito político eleitoral, composto por segmentos que faziam referência aos gêneros televisivos. Em torno da campanha política, a televisão pode ser pensada como articuladora das memórias sociais ao trazer reflexões a partir do cruzamento entre espaços, narrativas e linguagens. Dessa forma, buscamos analisar os contextos de produção das peças publicitárias e dos posicionamentos políticos em suas formatações de consumo, proporcionando o contato com o tempo histórico.



Resumo Inglês:

The present work aims to analyze Luiz Inácio Lula da Silva's first electoral campaign for the presidency of Brazil in 1989, problematizing the nation-building projects advocated by the Workers' Party (Partido dos Trabalhadores or PT) and the uses of the television platform. Stemming from the need to discuss daily social issues on television, Lula's candidacy gives rise to the "Rede Povo" (People's Network), an audiovisual space developed during the free political advertising time, composed of segments that referenced television genres. Revolving around the political campaign, television can be considered an orchestrator of social memories, bringing forth reflections through the intersection of spaces, narratives, and languages. Thus, we aim to analyze the production contexts of advertising pieces and political stances within their consumption formats, providing contact with historical time.