“What We Knew, What We Know, and What We Will Know about Religion and Sexuality”

Mandrágora

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ISSN: 2176-0985
Editor Chefe: Sandra Duarte de Souza
Início Publicação: 01/02/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

“What We Knew, What We Know, and What We Will Know about Religion and Sexuality”

Ano: 2015 | Volume: 21 | Número: 1
Autores: M. E. Hunt
Autor Correspondente: M. E. Hunt | [email protected]

Palavras-chave: Religion and sexuality, gender identity, sexual orientation

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Há vinte anos, certos pressupostos eram correntes sobre religião e sexualidade. Entre eles estava a ideia de que a maioria das denominações cristãs e judaicas era negativa em relação ao sexo, misógina e discriminadora das mulheres e de pessoas do mesmo sexo que se amavam. Geralmente era também aceito que os binários de gênero eram reais: homens/mulheres; heterossexuais/homossexuais. Hoje se adotam pressupostos diferentes. Alguns grupos religiosos são realmente positivos em relação a sexo e receptivos a todas as pessoas. Os binários de gênero foram substituídos pela ideia de que tanto a identidade de gênero como a orientação sexual são diversas e fluidas. Implicações dessas suposições se refletem em muitos grupos religiosos, tanto teológica como politicamente. O que o futuro irá trazer não está claro. Neste texto, a autora vai arriscar alguns palpites à luz das tendências na religião hoje, incluindo a crescente secularização, a contínua resistência por parte de algumas denominações e mudanças em práticas religiosas.



Resumo Inglês:

Twenty years ago, certain assumptions were current about religion and sexuality. Among them was the idea that most Christian and Jewish denominations are sex-negative, misogynist, and discriminating against women and same-sex loving people. It was also taken for granted that gender binaries were real: men/women; heterosexual/ homosexual. Today, different assumptions apply. Some religious groups are actually sex-positive and welcoming of all persons. Gender binaries have been replaced by the idea that both gender identity and sexual orientation are diverse and fluid. Implications of these assumptions are reflected in many religious groups both in theology and polity. What the future will bring is unclear. In this text the author will hazard a few guesses in light of trends in religion today including increased secularization, continued recalcitrance on the part of some denominations, and changes in religious practices.



Resumo Espanhol:

Hace veinte años, ciertas suposiciones eran comunes acerca de la religión y la sexualidad. Entre ellos estaba la idea de que la mayoría de las denominaciones cristianas y judías era negativa en cuanto al sexo, misógina y discriminatoria contra las mujeres y las personas del mismo sexo que se amaban. Generalmente era también entendido que los binarios de género eran reales: hombres/mujeres; heterosexuales/homosexuales. Hoy día, se aplican diferentes supuestos. Algunos grupos religiosos son de hecho positivos frente al sexo y acogedores de todas las personas. Los binarios de género han sido sustituidos por la idea de que tanto la identidad de género como la orientación sexual son diversas y fluidas. Las implicaciones de estos supuestos se reflejan en muchos grupos religiosos, tanto en la teología y la política. Lo que el futuro habrá de traer es incierto. En este texto la autora arriesgará algunas conjeturas a la luz de las tendencias en la religión hoy, incluyendo el aumento de la secularización, la continua obstinación por parte de algunas denominaciones, y los cambios en las prácticas religiosas.