1900: História de um sistema científico-tecnológico que transfigurou as concepções urbanas e arquitectónicas

Estudos Semióticos

Endereço:
Av. Luciano Gualberto, 403 - Depto. Linguística - Fac. Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo - Cidade Universitária
São Paulo / SP
05508-900
Site: http://www.revistas.usp.br/esse
Telefone: (11) 3091-4586
ISSN: 1980-4016
Editor Chefe: Ivã Carlos Lopes
Início Publicação: 30/11/2005
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística

1900: História de um sistema científico-tecnológico que transfigurou as concepções urbanas e arquitectónicas

Ano: 2020 | Volume: 16 | Número: 2
Autores: Isabel Marcos
Autor Correspondente: Isabel Marcos | [email protected]

Palavras-chave: exposição universal 1900, cidades efémeras, descobertas científico-tecnológicas, configuração topológica, sistema científico-tecnológico

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As Exposições Universais do final do século XIX e do início do século XX introduzem  dois  novos  aspectos  na  relação  entre  a  técnica  e  a  sociedade:  a divulgação  das  descobertas  científico-tecnológicas  e  a  ênfase  nos  seus mecanismos de produção. O desenvolvimento da técnica permitiu uma proposta de democratização onde o espaço urbano e a habitação para todos detinham um papel determinante. Neste contexto, a Exposição Universal de 1900 é considerada pela historiografia como sendo um evento fundamental da divulgação das obras de arte e dos produtos industriais e agrícolas. Além da coincidência do calendário, esta exposição é a expressão visível da transição entre os progressos científico-tecnológicos anunciados no final do século XIX e a sua concretização projectada para o futuro próximo. Ela surge como cidade virtual que projecta no seu espaço físico  novas  concepções  urbanas  e  arquitectónicas.  Além  disso,  pode  ser considerada representativa do espírito de uma época eufórica que profetiza a partir do novo sistema científico-tecnológico o nascimento de uma nova sociedade. Este prognóstico,  possível  graças  a  invenções  tais  como  a  electricidade,  o  cimento armado,  o  aeroplano,  entre  outras,  funda  a  ideia  de  grandeza  das  realizações eminentes. Pela primeira vez, uma Exposição Universal consegue antecipar, num evento,  uma  série  de  elementos  espaciais,  sócio-culturais  e  semânticos,  que redefinem a noção de cidade.



Resumo Inglês:

The  Universal  Exhibitions  of the  late  nineteenth  century  and  early twentieth  century  introduced  two  new  aspects  in  the  relationship  between technology  and  society:  the  dissemination  of  scientific  and  technological discoveries and the emphasis on their production mechanisms. The development of technology enabled a proposal for democratization in which urban space and housing for all played a crucial role. In this respect, historiography considers the 1900 Universal Exhibition as a fundamental event in the dissemination of art works, as well as industrial and agricultural products. Beyond the coincidence in timeline, this Exhibition is the visible expression of the transition between the scientific and technological progress announced at the end of the nineteenth century and its foreseen realization for the near future. It emerges as a virtual city that projects new urban and architectural conceptions on its physical space. Furthermore, it can be deemed as representative of the spirit of an euphoric era that  prophesies  the  birth  of  a  new  society  from  the  new  scientific  and technological  system.  This  prognosis  establishes  the  idea  of  greatness  in eminent  achievements,  made  possible  due  to  inventions  such  as  electricity, reinforced concrete, airplane, among others. For the first time, in a single event, a Universal Exhibition is able to anticipate a series of spatial, socio-cultural and semantic elements that redefine the notion of city.