Esse estudo foi realizado com o objetivo de analisar a participação de artistas e personalidades como cabos eleitorais na campanha presidencial de 1989. Foram estudadas
somente as campanhas dos candidatos que disputaram o segundo turno, Fernando Collor
de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva. Uma revisão bibliográfica ajudou na coleta do
material sobre o surgimento das “estrelas pop†em uma sociedade de massa e como a
classe artÃstica no Brasil possui um histórico de engajamento polÃtico. Foram consultadas
também obras de outros autores sobre a campanha à Presidência da República.
Utilizamos o jornal Folha de S.Paulo para a coleta de informações sobre as adesões de
artistas à s campanhas eleitorais. Com base nas informações encontradas, concluÃmos que
as personalidades são utilizadas pelo marketing polÃtico no fortalecimento da imagem do
candidato na mÃdia e no imaginário do eleitorado, dando maior visibilidade e credibilidade
ao pleiteante. Contudo o apoio da “estrela pop†não é decisivo para o sucesso de uma
campanha.
This study was conducted in order to examine the participation of artists and personalities such as cables election in presidential campaign of 1989. They were only
studied the campaigns of candidates who differed the second round, Fernando Collor de
Mello and Luiz Inacio Lula da Silva. A literature review helped in the collection of
material on the emergence of the "pop star" in a society of mass and the class artistic in
Brazil has a history of political engagement. They were also consulted works of other
authors on the campaign for presidency. We use the newspaper Folha de S. Paulo for the
collection of information on the membership of artists to election campaigns. Based on the
information provided, we find that the figures are used by political marketing in
strengthening the image of the candidate in the media and in the imagination of the electorate, giving greater visibility and credibility to candidat. But the support of the "pop
star" is not decisive for the success of a campaign.