30 anos da Constituição de 1988 A democracia brasileira em (re)construção

Sociologias Plurais

Endereço:
Rua General Carneiro - 9º andar - sala 906 - Centro
Curitiba / PR
80060150
Site: https://revistas.ufpr.br/sclplr
Telefone: (41) 3360-5173
ISSN: 23169249
Editor Chefe: Patricia dos Santos Dotti do Prado
Início Publicação: 05/10/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia

30 anos da Constituição de 1988 A democracia brasileira em (re)construção

Ano: 2018 | Volume: 4 | Número: 3
Autores: A. L. F. Sallas, C. Gordillo
Autor Correspondente: Claudia Gordillo | [email protected]

Palavras-chave: Constituição Federal Brasileira, Exposição Fotográfica, Seminário Nacional de Sociologia & Política

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A presente exposição contempla alguns momentos significativos do processo de redemocratização da nação brasileira durante a realização da Assembleia Nacional Constituinte instalada no dia Primeiro de Fevereiro de 1987 e promulgada como Constituição Federal em Cinco de Outubro de 1988. As fotos documentais aqui apresentadas revelam alguns momentos que antecederam o Processo Constituinte bem como imagens que nos remetem às tensões, embates, negociações, conflitos e acordos que ocorreram durante a sua realização. Ganham aqui contornos na gestualidade dos corpos e na linguagem das emoções a expressão de acordos, conspirações, combates e celebrações no Parlamento como palco ocupado pelo conjunto das forças sociais e politicas organizadas na sociedade. As fontes que dão corpo a esta exposição são fotos dos arquivos pessoais dos fotógrafos André Dusek, Kim Ir-Sen e de Orlando Brito, além do livro “O Processo Constituinte – 1987-1988” de Documentação Fotográfica da Nova Constituição organizado pelo fotógrafo e antropólogo Milton Guran, com apoio da Universidade de Brasília e da Kodak.



Resumo Inglês:

Photograph exhibition about the Brazilian Federal Constitution of 1988 organized by Claudia Gordillo and Ana Luisa Fayet Sallas.